Na sexta-feira (13), a Huawei anunciou que é a vencedora do projeto "Boa Hora" de energia solar, e fornecerá 75MW de inversores string para a AES Tiête, uma subsidiária da AES Corporation. De acordo com a empresa, este será o primeiro projeto solar totalmente digitalizado e representará um marco para a digitalização da indústria de energia solar no Brasil.

Henry Xia, gerente geral dos negócios FusionSolar da Huawei para a América Latina, informou "A Huawei está honrada por fazer parte deste projeto pioneiro e investirá todos os seus esforços para ajudar a nossa parceira AES Tiête a concluí-lo. Atualmente, as coisas estão se tornando cada vez mais conectadas, e com o 5G, a computação em nuvem e a digitalização estão acontecendo globalmente em todas as indústrias. Não poderia ser diferente com a energia solar. Acreditamos totalmente que, com a Huawei FusionSolar Smart PV Solution, que demonstra a avançada tecnologia global de resfriamento natural e topologia multinível, este projeto pode contribuir para a indústria de energia solar no Brasil com maiores rendimentos, menor LCOE, O&M inteligente e experiências seguras e confiáveis, tornando a digitalização uma tendência para esta indústria".

A Huawei FusionSolar smart PV aborda as usinas de energia como produtos que podem ser fornecidos aos clientes. Ao otimizar e inovar todo o processo, do design da planta de energia, à construção e O&M, a Huawei transforma em realidade seu valor central de "Rendimentos Maiores, O&M Inteligente, Seguro e Confiável".

A solução otimiza investimentos iniciais, reduz custos de O&M, eleva o rendimento energético e aumenta o ROI da planta fotovoltaica. Ela tem sido amplamente implantada em vários países e regiões e é amplamente reconhecida por clientes na China, Europa, Japão, América, Índia, Ásia-Pacífico e América Latina.

Huawei vence projeto de energia solar no Brasil
Huawei vence projeto de energia solar no Brasil

A Huawei faz questão de ressaltar que oferece produtos e serviços de alta qualidade com base em sua experiência acumulada ao longo das últimas três décadas. Como uma das 500 melhores empresas globais (83ª posição no ranking) e uma das melhores marcas globais (70ª posição no ranking da Interbrand), a Huawei integra de forma inovadora a tecnologia da informação digital, tecnologia da Internet e tecnologia fotovoltaica, combinando-as com conceitos de design para O&M simples, digital e inteligente a fim de promover a solução FusionSolar smart.

Com base nos relatórios divulgados pelas consultorias globais IHS Markit e GTM, a Huawei ficou em 1º lugar no ranking global de inversores vendidos por três anos consecutivos, 2015, 2016 e 2017. A companhia informou ainda que criou parcerias importantes com clientes globais TOP50 PV e está sempre disposta a trabalhar com todos os parceiros da indústria de energia solar para criar um marco para a indústria ao construir um ecossistema aberto, colaborativo e ganha-ganha, ao mesmo tempo em que continuamente agrega mais valor e melhores experiências para os seus clientes.