Na Mobile World Congress deste ano a Huawei confirmou que estava trabalhando em um smartphone Android Go que está com a chegada prevista para o primeiro semestre do ano. E agora, para completar, um executivo da fabricante afirmou que a série Y low-end será a anfitriã de um smartphone com o sistema operacional da Google, o Android Go.

O gerente geral do grupo de negócios de consumidores da Huawei South Africa, Zhao Likun, disse em uma entrevista ao Android Authority que este é o primeiro smartphone equipado com Android Go da Huawei, e será chamado de Y-Series 2018. Acrescentou ainda que o lançamento vai ser a partir de maio.

Em relação às especificações do dispositivo, foi sugerido anteriormente pelo presidente de marketing e serviço de vendas do grupo de negócios de consumidores da Huawei, Jim Xu, que o aparelho novo viria com 1 GB de RAM, e que mesmo assim, o aparelho ainda tem chances de apresentar um bom desempenho por pelo menos dois anos. Já Likun acrescenta que o celular terá 16 GB de armazenamento interno.

Vale destacar que essa não é a primeira vez que uma nova plataforma do Google está ligada à série Y, pois os desenvolvedores já haviam descoberto em arquivos de firmware que sugeriram que o Y5 Lite 2018 era mesmo um aparelho com Android Go. Isso porque a série Y da Huawei se mostra uma candidata óbvia para o Android Go, uma vez que são os smartphones iniciantes da marca chinesa.

O sistema operacional Android Go é uma versão mais leve do Oreo que é voltado para dispositivos móveis, e que é responsável por segmentar aparelhos com 512 MB a 1 GB de RAM, e somente 8 GB de armazenamento. A plataforma do sistema vem equipada com os aplicativos Go do Google, como o Google Go e Google Assistant Go, e tem o padrão da funcionalidade de economia de dados ativada.

Este não é o primeiro modelo a lançar um dispositivo com o sistema do Google, pois celulares como Nokia 1, Lava Z50, ZTE Tempo Go e mais outros modelos são exemplos de aparelho que já existem no mercado.