Vocês pediram muito por esse conteúdo e chegou a hora: A última chance do POCO X6 Pro de se redimir, competindo com os gráficos no máximo contra um dos melhores celulares que já passaram por nossos testes, o POCO F5.

Vamos testar em 13 jogos no total - 10 escolhidos por mim e 3 dos mais votados pela comunidade aqui do canal Roda Liso.

ÍNDICE

A marca é a mesma e o design dos dois é bem parecido, mas por baixo do capô, esses dois celulares são bem diferentes: O POCO X6 Pro tem um processador novo, trata-se do Dimensity 8300 Ultra da Mediatek. Já o POCO F5 vem equipado com um processador que já completou um ano de idade, o Snapdragon 7 Gen 2 da Qualcomm.

Para o teste ficar mais justo, os dois aparelhos estão em suas versões com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.

Já tem quase um ano que testamos o POCO F5 aqui no canal com os gráficos no máximo, então para que o teste seja o mais coerente possível com a realidade, eu atualizei o POCO F5 e gravei todas as gameplays de novo. Sem mais delongas, bora testar.

Roda Liso Especial - POCO X6 Pro VS POCO F5 - Teste em jogos pesados

CarX Street: POCO X6 Pro (12 FPS) | POCO F5 (58 FPS)

No CarX Street rodamos com tudo no máximo, mas com o desfoque de movimento Desligado e intensidade da fumaça no Alto.

A gente sabe que esse é um jogo mal optimizado - até mesmo os celulares mais potentes têm dificuldade em rodar ele com tudo no máximo, mas essa má optimização é levada ao pé da letra no caso do POCO X6 Pro. Ele ficou com média de 12 FPS, o que por si só já é injogável, mas com estabilidade de 22%, pode apostar que esse é um dos piores resultados que já tivemos por aqui.

Antes que vocês comentem, eu sei que não é culpa do celular - que o jogo tá bugado e tudo mais, mas como podemos explicar o desempenho do POCO F5? Mesmo com tudo no talo, a média ficou em 58 FPS e 86% de estabilidade. Às vezes até cai para 50, 40 frames, mas nunca menos que isso.

Até cabe encaixar um Roda Lixo aqui - com essa estabilidade, bem que merecia, mas vocês já falam que eu odeio o POCO X6 Pro, então vou deixar essa passar. Vamos ver como ele se sai em jogos mais bem optimizados.

❌Selo Não Roda ❌ para o POCO X6 Pro no CarX Street

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO F5 no CarX Street

COD Warzone: POCO X6 PRO (53 FPS) | POCO F5 (60 FPS)

Vocês votaram lá no post da comunidade e esse lançamento polêmico foi incluso em nossos testes, pelo menos por enquanto. No Warzone, o POCO X6 Pro liberou gráficos na qualidade média, enquanto o POCO F5 liberou a qualidade Alta. Para ficar justo, eu testei os dois com a qualidade no médio e no modo optimizado para taxa de quadros.

O POCO X6 Pro teve média de 53 frames e 88% de estabilidade, enquanto o POCO F5 começou com 90, 80 frames, mas logo estabilizou, ficando com a média de 60 frames. Pelo visto, esse aqui é outro jogo onde o POCO F5 acabou se saindo melhor que o X6 Pro.

Eu sei que esse jogo está dando o que falar aí em nossos grupos do Telegram e WhatsApp, foi um lançamento bem problemático, mas, segundos nossos testes, o POCO F5 é o melhor custo benefício do momento para jogar Warzone com os gráficos no médio. Eu até cheguei a testar esse celular com os gráficos no Alto, e a performance ficou igual a do POCO X6 Pro rodando no médio. Ou seja, o POCO F5 roda Warzone no alto com a mesma performance que o X6 Pro roda no médio.

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO X6 Pro no COD Warzone

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO F5 no COD Warzone

Call of Duty Mobile: POCO X6 PRO (90 FPS) | POCO F5 (60 FPS)

Nos gráficos, os dois foram testados com qualidade no médio, já que nenhum deles permite ir acima dos 60 frames com gráficos no alto.

Se no Warzone o POCO F5 liberou mais frames, no COD Mobile acontece o oposto: aqui, é o POCO X6 Pro que libera a opção de 120 FPS, coisa que o POCO F5 não consegue fazer.

Eu acho muito sem graça esses limites que as empresas colocam nos jogos. Vejam só o desempenho do POCO X6 Pro, 90 frames de média, com 99% de estabilidade. Um resultado excelente, mas o POCO F5, que vem acompanhando a performance do X6 Pro em todos os jogos, vai ter que contentar com míseros 60 frames aqui no modo battle royale.

Se não fossem os limites do próprio jogo, eu acredito que esses dois iam conseguir 120 frames.

💎Selo Roda Competitivo 💎 para o POCO X6 Pro no COD Mobile

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO F5 no COD Mobile

Free Fire: POCO X6 PRO (60 FPS) | POCO F5 (60 FPS)

No FreeFire a gente jogou com os gráficos no Ultra, resolução no Alto, Sombra e Alto FPS ligados.

Nenhuma surpresa desagradável aqui no Frifas - ambos os POCOs rodam em 60 frames com 100% de estabilidade. Todo mundo já sabia desse resultado - o Free Fire é um jogo que simplesmente não exige tanto assim do celular. Apesar disso, eu gosto de testar ele pelo simples fato de ser um dos jogos mais populares aqui no Brasil. É importante garantir que ele continue funcionando sem bugs, até mesmo nesses celulares mais potentes.

Selo Roda Liso para ambos os POCOs. Só é uma pena que esse jogo não libere mais que 60 frames.

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO X6 Pro no Free Fire

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO F5 no Free Fire

PUBG Mobile: POCO X6 PRO (40 FPS) | POCO F5 (40 FPS)

No PUBG Mobile eu fiz como vocês pediram e testei com o modo Ultra HDR ativado. A taxa de quadros ficou em Ultra e todas as outras opções também ficaram no máximo.

Aqui tivemos um resultado bem decepcionante - tanto o X6 Pro quanto o POCO F5 atingiram a exata média de 40 frames e com a mesma estabilidade. Até a autonomia ficou igual, 5h30. Esses resultados indicam a existência de alguma trava de frames no próprio jogo, impedindo que o aparelho vá acima dos 40 frames.

Já que esse é o Roda Liso especial com gráficos no máximo, eu vou deixar esse resultado assim mesmo, mas na minha opinião, não vale a pena perder performance para jogar com esse modo Ultra HDR - os gráficos mudam praticamente nada e o FPS fica travado em 40 frames. Selo Roda para os dois.

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO X6 Pro no PUBG Mobile

✅Selo Roda Liso ✅ para o POCO F5 no PUBG Mobile

Farlight 84: POCO X6 PRO (80 FPS) | POCO F5 (87 FPS)

O Farlight 84 é um desses jogos com muitas opções gráficas, mas tudo que eu fiz foi colocar a qualidade no Extremo, com resolução Alta e "sombras dinâmicas" ativada.

Aqui tivemos resultados diferentes. O POCO X6 Pro ficou com média de 80 FPS, mas a estabilidade ficou com 69%. Isso não quer dizer que ele rodou mal - nesse caso, o celular ficou tentando subir os frames para 120, mas só conseguia de vez em quando, causando essa instabilidade nos números. Na prática, isso não afetou em nada a gameplay.

Agora, o POCO F5 se manteve tranquilo nos 87 frames de média, mas a autonomia ficou uma hora a menos que o POCO X6 Pro.

Se você está procurando um celular para jogar Farlight 84 nos melhores gráficos possíveis, os dois POCOS conseguem fazer isso e recebem o Selo Roda Competitivo.

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO X6 Pro no Farlight 84

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO F5 no Farlight 84

Mortal Kombat: POCO X6 PRO (111 FPS) | POCO F5 (118 FPS)

O Mortal Kombat não deixa a gente mudar as opções gráficas - é o próprio jogo que decide como o celular vai rodar, então vamos direto para a gameplay.

Aqui tivemos dois resultados bem parecidos: o POCO X6 Pro alcançou 111 frames de média com 74% de estabilidade. O POCO F5 conseguiu 118 frames de média com 65% de estabilidade.

Os dois registraram estabilidade baixa porque nenhum deles consegue manter essa taxa de frames alta: conforme a luta vai progredindo, a framerate vai caindo, estabilizando lá pelos 80, 90 frames. Já que as lutas são curtinhas, o celular acaba esfriando no intervalo. Ou seja, em ambos esses celulares, você joga a primeira metade da luta com mais de 100 frames, mas cai para 80 perto do final. Selo Roda Competitivo para os dois.

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO X6 Pro no Mortal Kombat

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO F5 no Mortal Kombat

Genshin Impact: POCO X6 PRO (60 FPS) | POCO F5 (56 FPS)

O Genshin Impact tá cheio de opções gráficas, mas tudo que eu faço aqui é ativar o preset máximo e depois desbloquear o FPS para 60.

Lá no Roda Liso do POCO X6 Pro, a gente testou ele em todos os jogos com o gráfico no MÉDIO. No Genshin, esse celular ia dos 60 frames para os 45 depois de poucos minutos de gameplay. Eu até expliquei que o motivo disso acontecer era por causa do thermal throttling - o celular reduzia a performance para não esquentar muito.

Agora, eu pergunto para vocês, como eu vou explicar o fato de isso não acontecer com os gráficos no máximo? São esses os resultados: o POCO X6 Pro pegou média de 60 frames e 98% de estabilidade. Nunca caiu para os 45, mesmo jogando por quase meia hora. Do outro lado, POCO F5, também com ótimo resultado, 56 FPS de média e 94% de estabilidade.

Em todos os anos testando jogos em celulares, essa é a primeira vez que eu vejo um aparelho performando melhor com gráficos no máximo do que no médio. Enquanto mais eu jogo no POCO X6 Pro, mais longe eu fico de entender o que a Xiaomi fez com esse celular.

✅Selo Roda Liso✅ para o POCO X6 Pro no Genshin Impact

✅Selo Roda Liso✅ para o POCO F5 no Genshin Impact

Tower of Fantasy: POCO X6 PRO (78 FPS) | POCO F5 (78 FPS)

No Tower of Fantasy, os gráficos ficaram no extremo, com a resolução ULTRA HD ativada e o FPS desbloqueado até 90. A única coisa que não tá no máximo é o slider de número de errantes - esse eu deixei no padrão, 10.

Mesmas configurações nos dois celulares, mesmo desempenho: Ficamos com 78 frames de média em ambos os POCOs, mas eu achei o F5 melhor de jogar. O nosso medidor não pegou tanta diferença assim de estabilidade, 93% contra 97%, mas jogando dava para sentir umas leves travadinhas no POCO X6 Pro, pouca coisa. Eu percebo isso fora dos jogos também - parece que o F5 é, no geral, um pouco mais responsivo.

Mesmo assim, Roda Competitivo para o POCO F5 e também para o POCO X6 Pro no Tower of Fantasy.

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO X6 Pro no Tower of Fantasy

💎Selo Roda Competitivo💎 para o POCO F5 no Tower of Fantasy

Honkai: Star Rail: POCO X6 PRO (51 FPS) | POCO F5 (54 FPS)

No Honkai Star Rail eu coloquei o gráfico no Muito Alto e troquei a taxa de frames de 30 para 60.

Nesse joguinho anime de turnos, temos mais um resultado parecido. POCO X6 Pro atingiu 51 frames de média, com 97% de estabilidade e 2h58 minutos de autonomia. O POCO F5 rodou da mesma forma, 54 frames de média, estabilidade em 95% e a exata mesma autonomia, 2h58. Selo Roda Liso para os dois POCOs no Honkai com gráficos no máximo.

✅Selo Roda Liso para o POCO X6 Pro no Honkai

✅Selo Roda Liso para o POCO F5 no Honkai

Fortnite: POCO X6 PRO (59 FPS) | POCO F5 (50 FPS)

Lá no outro Roda Liso a gente testou o POCO X6 Pro com os gráficos no médio, e a performance no Fortnite foi horrível, 15 frames de média. Acabou recebendo um Selo Não Roda e muita gente pistolou nos comentários

Mas adivinhem o que aconteceu com o POCO X6 Pro quando a gente testou com os gráficos no Alto? Exatamente, é mais uma trollada do POCO X6 Pro: ele roda com média de 59 frames e mínima de 47. Esse é outro jogo onde aconteceu aquele negócio dele rodar pior no médio do que no máximo. Vai entender.

No POCO F5 eu não consegui gravar uma gameplay atualizada, já que o celular simplesmente se recusa a entrar na minha conta do Fortnite, então a gente fica com os dados do ano passado mesmo, média de 50 frames e mínima de 38.

O X6 Pro finalmente conseguiu se sair melhor que o POCO F5, Selo Roda Liso para os dois.

✅Selo Roda Liso para o POCO X6 Pro no Fortnite

✅Selo Roda Liso para o POCO F5 no Fortnite

Diablo Immortal: POCO X6 PRO (60 FPS) | POCO F5 (60 FPS)

Eu fiz um post lá na aba comunidade do canal perguntando quais jogos vocês mais queriam ver testados aqui no Roda Liso. Um desses vencedores foi o Diablo Immortal, joguinho que faz tempo que não aparece aqui no site. Como já era de se esperar, o POCO X6 Pro macetou o Diablo, rodando com 60 frames de média, 97% de estabilidade e autonomia de 2h49.

Eu testei novamente o POCO F5 e os números foram os mesmos do ano passado, 60 frames de média com 98% de estabilidade e autonomia de 4h20. Selo Roda Liso para os dois, comente aí embaixo se você gostaria de ver o Diablo Immortal de volta em nossos testes.

✅Selo Roda Liso para o POCO X6 Pro no Diablo Immortal

✅Selo Roda Liso para o POCO F5 no Diablo Immortal

Dead by Daylight: POCO X6 PRO (60 FPS) | POCO F5 (59 FPS)

Outro jogo que vocês pediram foi o Dead by Daylight. Aqui a gente jogou com a framerate desbloqueada em 60 e as opções gráficas todas no Ultra.

Esse foi um dos jogos mais votados e teve vários comentários das pessoas dizendo que ele era difícil de rodar, mas parece que os nossos dois celulares não se importaram com isso: Ambos pegaram 60 frames de média com estabilidade perfeita, em nenhum momento da gameplay ficaram abaixo dos 58 frames. A única diferença ficou na autonomia mesmo, 2h56 no POCO X6 Pro e 3h23 no POCO F5.

✅Selo Roda Liso para o POCO X6 Pro no Dead by Daylight

✅Selo Roda Liso para o POCO F5 no Diablo Immortal

Conclusão - Qual é melhor para jogar, POCO X6 Pro ou POCO F5?

Agora que a gente teve mais tempo de testar o POCO X6 Pro - comparando ele lado a lado com o POCO F5, descobrimos várias coisas interessantes: por exemplo, apesar do processador Dimensity 8300 Ultra do X6 Pro ser, na teoria, bem mais potente que o Snapdragon 7 Gen 2 do POCO F5, na prática nós vimos que isso não é verdade.

Na maioria dos jogos que testamos, os dois obtiveram resultados de performance quase idênticos, pelo menos com os gráficos no máximo. Se você é daqueles que diminui a qualidade gráfica para ter mais performance e estabilidade, saiba que não é possível fazer isso no POCO X6 Pro. A gente não sabe exatamente o que está rolando, mas ele se sai muito mal com os gráficos no médio, gerando bastante confusão aqui na nossa comunidade.

Mas qual deles vale a pena comprar? Bem, se os dois celulares estiverem custando exatamente o mesmo preço, eu pessoalmente escolheria o POCO F5. Em nossos testes, o processador Snapdragon demonstrou mais estabilidade e consistências na framerate dos jogos, o que para mim importa mais que performance bruta.

Caso o X6 Pro esteja uns 200 ou 300 reais mais barato que o POCO F5, eu não vejo problema em comprar ele para jogar - é um celular que provavelmente vai ficar melhor daqui a uns meses, quando os jogos estiverem mais optimizados para esse novo processador.

No mais era isso, se ficou alguma dúvida deixe nos comentários. A gente lê todos eles. Muito obrigado por ter lido até aqui e até o próximo Roda Liso.