A Qualcomm pretende avançar no mercado de processadores para PC. Segundo a empresa, o objetivo é lançar a próxima geração de SoC (System-on-Chip) para competir com os Apple Silicon da série M (M1, M1 Pro e M1 Max). Durante evento voltado para investidores, o diretor de tecnologia da Qualcomm, Dr. James Thompson, revelou que o objetivo é conseguir amostras para seus clientes nove meses antes do lançamento do novo chip em 2023.

Qualcomm vai lançar novos chips para concorrer com A Apple

Durante o evento de investidores, a Qualcomm fez grandes promessas. Além de afirmar que pretende lançar chips para concorrer com a série de chipsets M da Apple, foi dito que a empresa tem planos para liderar o mercado com "boa performance e duração de bateria". Foi dito também que a empresa pretende desenvolver GPUs Adreno com nível de processamento equivalente à de chips gráficos de desktops (computadores de mesa).

O novo SoC para computadores será desenvolvido pela equipe da Nuvia, empresa que a Qualcomm comprou no início de 2021 por US$ 1,4 bilhão. A companhia responsável pelo projeto do chipset para PCs foi fundada em 2019 por um trio de ex-funcionários da Apple que chegaram a trabalhar nos chips da série A da "maçã".

Chips Snapdragon para PCs já haviam aparecido no mercado

Os processadores Snapdragon 8cX foram uma das tentativas da Qualcomm, em parceria com a Microsoft, de trazer chips para computadores Surface X. Porém, perto dos processadores M1 da Apple, os resultados obtidos pela Qualcomm têm sido insuficientes até o momento. De toda forma, cabe a nós esperar pelos próximos passos da empresa.