Spyware se infiltra em vários pcs governamentais do mundo todo

Um spyware se espalhou em computadores ligados ao governo e também ONGs do mundo todo, inclusive do Brasil

Por | @RafaelaPozzebon Internet

Um spyware se espalhou em computadores ligados ao governo e também ONGs do mundo todo, inclusive do Brasil. O miniDuke se infiltrava nas máquinas através de arquivos PDFs. Assim, ele se aproveitava da vulnerabilidade nos programas Adobe Reader e Adobe Acrobat para acessar as máquinas governamentais. Porém, acabou sendo descoberto após uma ação conjunta  entre o Kaspersky Lab e o CySys Lab. Saiba o que é um Spyware.

Os 23 países que foram afetados, acabaram sendo enganados pelos hackers após enviarem um documento bem elaborado que prometia tratar dos planos da Ucrânia para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, aliança militar que foi fundada em 1949.

Após abrir o documento em PDF, o computador era automaticamente infectado, na qual era criado um arquivo de 20 KB, contendo uma backdoor, a qual era responsável por receber comandos pré-determinados enviados de contas do Twitter. No decorrer do tempo a quantidade de backdoors  aumentava, assim, permitindo o envio de documentos para servidores remotos.

Aproveite e veja os 5 melhores anti-spywares.

De acordo com o Kaspersky Lab, os responsáveis pelo miniDuke estavam na ativa até o último dia 20 de fevereiro. A Adobe lançou uma atualização de segurança que promete corrigir o problema. 

Mais sobre: spyware, Adobe, governo
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.