O documentário ganhador do Oscar, "Searching for Sugar Man", conseguiu ser totalmente concluído graças a um iPhone.  O enredo conta a história do músico americano Sixto Rodriguez e a sua posição de ídolo na África do Sul. Inicialmente ele foi filmado com câmeras de 8 milímetros, porém, com os recursos financeiros acabando, a produção precisou adotar outro meio para finalizar o documentário.

Assim, com o seu iPhone e o aplicativo 8 mm Vintage Camera, o diretor sueco Malik Bendjelloul conseguiu filmar o restante das cenas. O aplicativo utilizado é capaz de filmar no mesmo formato que estava sendo feito originalmente, deste  modo, uma grande alternativa para driblar a falta de recursos financeiros e poder exibir a obra final.

O aplicativo em questão custa apenas US$ US$ 1,99 na App Store e acabou salvando uma produção inteira. Através dele também é possível adicionar filtros e selecionar diferentes lentes para mudar o estilo do vídeo, como envelhecer o ambiente.

O criador do aplicativo sentiu-se muito honrado ao saber que sua criação serviu para produzir um documentário. Em uma entrevista ao site Mashable, Hongyu Chi salientou que a participação do seu aplicativo em uma produção que venceu o Oscar é "um sonho que se tornou realidade".

Veja o trailer do documentário acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=8hEojBYmR-o&feature=player_embedded