Nesta terça-feira (26), a Microsoft anunciou a versão final do Internet Explorer 10 para Windows 7. De acordo com a própria empresa, os usuário que já haviam instalado a IE 10 Preview serão os primeiros a receber o navegador através de uma atualização automática, logo em seguida, os usuários do IE 9 serão os contemplados.

De acordo com analistas, o IE 10 demorou muito tempo para chegar, já que havia sido anunciado em abril de 2011. Todos apostavam em uma atualização anual do navegador, porém, o IE 10 está chegando quase dois anos após o IE 9 ter sido lançado.

O IE 10 é a primeira versão lançada após a mudança de política de atualizações adotadas pela Microsoft em 2011. A companhia optou por um sistema de atualizações "silenciosas", igualmente já acontece no Google Chrome. Deste modo, realizando uma atualização automática para a versão mais recente do navegador.  Vale lembrar que o IE 10 só roda no Windows 7 e Windows 8.

O grande destaque do novo navegador é a opção de privacidade "Do not Track", ao qual aparece ativado por padrão. A novidade causou muito desconforto pela indústria de publicidade online e também entre as grandes anunciantes como  é o caso da Coca-Cola. Alguns sites, inclusive, como o Yahoo!, decidiram que não irão respeitá-lo.

A Microsoft divulgou também que o IE 10 virá com maior desempenho e melhor suporte aos padrões da web. No entanto, nada chamou mais atenção do que a opção de privacidade. 

Os usuários que não querem esperar pela atualização automática, podem baixar manualmente a versão pelo site da Microsoft, através do link: http://windows.microsoft.com/en-us/internet-explorer/download-ie