De acordo com informações repassadas a BBC nesta última sexta-feira, 22 de fevereiro, a operadora de telefonia móvel norte-coreana Korylink está planejando o lançamento de um serviço de internet móvel 3G no país, salientando que o mesmo será disponibilizado apenas a estrangeiros, sendo eles turistas ou residentes. O serviço de acordo com a informação começará a funcionar a partir de março.

O serviço de internet móvel 3G na Coreia do Norte será criado sob controle das autoridades do país, sendo que terão total acesso, podendo derrubá-lo quando julgar conveniente. Conforme declarou um especialista a BBC, os norte-coreanos poderão acessar apenas alguns serviços, onde inclui mensagens e um jornal estatal, mas não a internet mundial.

Para a empresa de telecomunicações egípcia Orascom, que é parceira da Koryolink, mais de um milhão de norte-coreanos usam telefones celulares que poderiam captar o sinal 3G que fora lançado em 2008, mas os mesmos só podem realizar chamadas locais, não tendo acesso a internet.

Outra medida tomada pelo governo daquele país foi à liberação do uso de celulares próprios dos estrangeiros que entram no país, mas todos deverão ter um chip da Koryolink; até dezembro de 2012 era regra de que todos os aparelhos fossem deixados na alfândega.