O Skype cresceu muito no ano de 2012, principalmente após ter sido adquirido pela Microsoft, registrando um aumento de uso do serviço de 44%. Para se ter noção do excelente desempenho da plataforma, o número de chamadas realizadas através do serviço é equivalente a aproximadamente um terço das ligações internacionais realizadas em todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa que foi realizada pela empresa TeleGeography, o serviço teve aumento de 44% em relação a 2011 no que diz respeito ao número de minutos de chamadas realizadas pela plataforma. Em contrapartida, as ligações realizadas por telefones tiveram aumento de somente 5%.

"A pressão nas empresas de telefonia vai continuar nos próximos anos. Afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo deste ramo, mas ainda há muitos outros concorrentes para elas, como Google, WeChat, Viber, Nimbuzz, Line e até mesmo o Facebook que está adicionando a ferramenta para realizar chamadas de voz gratuitamente pelo seu aplicativo Messenger", avaliou Stephan Beckert, analista da empresa responsável pelo estudo.

Nos próximos anos devemos nos deparar ainda mais com serviços com o perfil do Skype. Para os usuários, uma ótima alternativa de uso e economia. Para as empresas de telefonia, é necessário repensar suas atividades e oferecer, quem sabe, alternativas extras para a sua clientela.