Uma idéia que vem sendo estudada pelo Google desde 2010 pode finalmente ser colocada em prática nesse ano.

O modelo de negócios de assinatura paga de canais está ganhando força e tudo indica que o YouTube pode  realmente começar a cobrar para que usuários possam visualizar vídeos de canais pré-determinados.

Com isso, o site pretende competir com a TV por anúncios e audiência. Por enquanto, todo o conteúdo é de acesso livre e gratuito, sendo que é bancado por essas mesmas propagandas que aparecem nos vídeos. A idéia é de que os canais de TV fechada escolham transferir o seu conteúdo para a internet.

As mensalidades, porém, não terão um valor exorbitante: estima-se de que custarão entre US$ 1 e US$ 5. O serviço começaria com 25 canais pagos, além de cobrar por algumas bibliotecas de vídeos e streaming (transmissões de vídeo ao vivo). O valor arrecadado seria dividido entre o dono do canal e o YouYTube.

A "novidade" não foi anunciada oficialmente ainda visto que a Google não se posicionou sobre o assunto. Mas um porta-voz do canal de vídeos afirmou que deve haver diferentes tipos de cobrança, dependendo de seu conteúdo.

A Google, porém, deve trabalhar fortemente em segurança para esses vídeos, visto que precisa evitar que os vídeos pagos sejam passíveis de se realizar download, como ocorre hoje em dia com ajuda de alguns softwares.

E você, leitor, pagaria ao YouTube para ter acesso a conteúdos exclusivos e fechados?