Acabaram as especulações sobre qual produto o Facebook poderia lançar. Das mãos do próprio Zuckerberg, em evento nesta tarde, a empresa anunciou um sistema de buscas por gráfico dentro da estrutura do site. A partir de agora, usuários poderão procurar fotos, pessoas, locais, músicas, vídeos e todo conteúdo postado na rede social. Não se trata de um concorrente do Google.

A pesquisa do Graph Search é baseada nas informações dos usuários, conteúdo postado e conexões que cada usuário faz em comunidades e grupos ou na sua timeline.

O usuário pode pesquisar, por exemplo: "Quem são meus amigos em São Francisco?". Segundo Mark, a ferramenta serve para "perguntas muito específicas". É uma nova maneira de encontrar aquela menina que você viu na festa e não sabe o nome e nem a cidade onde ela mora. Também serve para encontrar amigos que estão passeando na europa no mesmo período que você.

"Há 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões no gráfico social atualmente", disse Zuckerberg. "Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado" continuou.

A nova ferramenta estará segundo Mark, disponibilizada em algumas semanas ou meses. Porém uma prévia do que será a "busca social" já está na rede através do www.facebook.com/graphsearch