Durante a constante evolução dos meios de comunicação online, temos que sair da zona de conforto e encarar as novidades. Pois bem, foi exatamente o que aconteceu comigo hoje. Durante muito tempo, adotei o Windows Live Messenger como meio de comunicação primário na Internet, e por saber que o mesmo está com os dias contatos, resolvi migrar ao seu sucessor, o Skype.

Alguns de vocês podem estar se perguntando: "Quem usa MSN nos dias de hoje? Já temos o Facebook". De fato, também tenho Facebook, mas nunca aceitei a ideia de que eu deveria deixar minhas informações em um único lugar. Além do mais, o MSN sempre permitiu que pudéssemos conversar com amigos de ambas as listas.

Enfim, vamos ao que interessa! Este é um guia básico e auxiliará você a exportar seus contatos do MSN para um arquivo ".csv", que permitirá posteriormente, a importação em outros aplicativos.

Passo 1: Acesse http://www.outlook.com, digite seu e-mail e sua senha para fazer login em sua caixa de correio.

Passo 2: No canto superior esquerdo, vá na seta ao lado da palavra Outlook (aba de cor azul).

Passo 3: Ainda no canto superior esquerdo, surgirá uma janela com 4 opções. Você deverá escolher "Pessoas" que é o local onde estatão armazenados os seus contatos.

Passo 4: Na nova janela que foi aberta, procure na parte superior da janela (aba laranja) o botão "Gerenciar". Clique nele e em seguida escolha "Exportar".

Passo 5: Será aberta ao centro, uma janela com as opções "Abrir" e "Download". Selecione download. Por padrão o arquivo será salvo na pasta "Downloads" em seu perfil do Windows.

Feito! Agora você pode utilizar este arquivo para migrar a conta em outros aplicativos.

Muitas vezes, podem ocorrer falhas no processo de importação dos contatos devido ao uso de caracteres inválidos nos nicknames. Antes de abandonar sua conta completamente, procure certificar-se se os contatos foram devidamente importados.

Grande abraço!