Apesar da chegada do Windows 8, as vendas de PCs caíram pela primeira vez no quarto trimestre nos últimos em 5 anos. As vendas de computadores pessoais totalizaram 89,8 milhões de unidades vendidas no último trimestre de 2012, cerca de 6,4% a menos que o mesmo período do ano anterior.

Em 2012, foram vendidos 352,4 milhões de PCs, o equivalente a 3,2% menos que no ano anterior. Essa marca pode preocupar algumas fabricantes, principalmente pelo declínio no período de festas de fim de ano, algo que não acontecia há cinco anos.
Os usuários, por outro lado, ainda estão confusos sobre o que escolher: um computador com Windows 8 e tela sensível ao toque ou um tablet.

"Os consumidores, assim como os vendedores e distribuidores, dividem as vendas de PCs com a crescente demanda de tablets e smartphones. O mercado dos PCs continua recuando ante os dispositivos móveis e uma contínua crise econômica", concluiu o estudo do IDC.

"A impressão é que até que o Windows 8 esteja totalmente instalado e os preços comecem a cair, ficaremos neste estágio de dinâmica negativa no mercado de PCs", disse Aaron Rakers, analista da Stifel, Nicolaus & Co.

Veja abaixo o gráfico das vendas:

A Lenovo foi a única fabricante de PCs que aumentou suas vendas em relação ao quarto trimestre de 2011. A empresa vendeu 8% mais computadores, alcançando um recorde de 14 milhões de unidades. Contudo, o crescimento das vendas da empresa ficaram abaixo de alguns trimestres anteriores, quando ela conseguiu aumentar as unidades vendidas em 30%.