A distribuição mais usada em desktops do sistema operacional Linux terá agora uma versão para celulares. Segundo a Canonical, produtora oficial da distribuição, a versão para mobile do Ubuntu foi desenvolvida sobre o mesmo kernel do Android, que também é baseado em linux, porém não utilizará Java Virtual Machine para diminuir o consumo de energia.

O aparelho deve utilizar um processador x86 ou ARM, prometendo ter potência e performance de um computador. O sistema terá integração total com a versão desktop.

Conforme a desenvolvedora, a configuração de entrada do smartphone com Ubuntu terá processador 1 Ghz Cortex A9, de 512 MB a 1 GB de memória, armazenamento entre 4 GB a 8 GB, com a possibilidade de expansão via cartão de memória, porém sem o recurso de convergência para desktops. Essa função permite usar o aparelho como se fosse um computador, conectando-o a uma estação ligada a monitor e teclado, transformando o celular em um "gabinete" de um desktop. 

Vídeo que foi divulgado pela produtora:

Ainda não há um fabricante divulgado pela produtora para ser o "starter" a usar o sistema. Testes estão sendo feitos com Galaxy Nexus, e provavelmente uma versão DEMO será lançada para o aparelho em algumas semanas.

Gestos da borda da tela irão desempenhar um grande papel na navegação. A Canonical diz que passar o dedo em qualquer um dos quatro cantos diferentes da tela permitirá aos usuários mudar apps e buscas conteúdos. Além disso, um toque breve do lado esquerdo exibirá os aplicativos favoritos do usuário, enquanto um golpe da esquerda para a direita vai puxar todos os aplicativos abertos.

Diferente do Android o iOS que usam uma grade de aplicativos, o Ubuntu terá a barra lateral, padrão já em desktops. Comandos de voz poderão ser invocados para qualquer aplicativo. O mais legal que você poderá usar monitor, teclado e mouse no celular, isto mesmo, poderá tornar ele um computador. 

As promessas são grandes, agora resta esperar por novidades e testes.

Veja uma galeria de fotos do sistema:

[galeria]32[/galeria]

Foto destaque: Engadget