Muitas pessoas gostam de ouvir músicas enquanto realizam trabalhos ou quaisquer outras tarefas. Seja a partir de CDs de música, DVDs ou músicas baixadas pela internet, elas sempre estão presente na vida das pessoas.

Aqui, vamos ver como realizar o download de músicas para ampliar a sua biblioteca de sons para escutar enquanto navega pela internet ou faz os seus trabalhos. O procedimento é bem simples, e você só precisa estar conectado na internet e de um programa compartilhador de arquivos. Neste tutorial, vamos utilizar o Ares Galaxy.

Veja também: 

O Ares é um compartilhador de arquivos que opera por meio da tecnologia peer-to-peer, também conhecida como P2P. Considerado por muitos como o melhor compartilhador da atualidade, têm fácil instalação e fácil usabilidade.

ATENÇÃO: fique atento com os direitos autorais das músicas que você quer baixar. Muitas delas são distribuídas apenas através de comercialização. Portanto, certifique-se de que as canções que você deseja realizar o download possuem conteúdo livre. Lembre-se: o download ilegal de arquivos é considerado crime!

Após realizar o download e instalar o Ares, execute-o. O software, por definição padrão, vai estar em inglês, mas é possível alterar para o português. Realize os seguintes passos para trocar o idioma:

Com o programa aberto, vá na aba "Control Panel" e, em "Preferred Language", escolha "Portuguese". O idioma será automaticamente alterado.

Baixando músicas

Vá para a aba "Procurar", que vai lhe oferecer as opções de pesquisa. Nessa tela, selecione a opção "Áudio".

A tela será alterada. Nessa nova janela, clique na opção "Procura detalhada".

Agora, serão apresentados uma série de campos, que irão lhe ajudar a encontrar o que você está procurando. Coloque o nome do artista, da música, o álbum... tudo que você acredita que pode facilitar o resultado. Para evitar resultados que não correspondem ao que você quer baixar, recomendamos que você realize duas configurações:  em "Duração", coloque "Maior que 30s" e em "Tamanho" defina "Muito menor que 10MB". Assim, o filtro vai agir com mais exatidão e aumentam as chances de você ter resultados verdadeiros. Quando tudo estiver definido, clique em "Procurar agora".

Quando os resultados foram exibidos, você deve usar o filtro manual, ou seja, você mesmo. Verifique o tamanho dos arquivos, na duração e na qualidade da música, para evitar downloads ruins. Para cada minuto de música, tente considerar 1MB de tamanho. Ou seja, uma música de 4 minutos deve ter tamanho entre 3 e 8MB. Uma música de 5 minutos, entre 4 e 9MB, dependendo da qualidade com a qual foi compactada.

Quando localizar o arquivo de música que deseja baixar, basta dar um duplo clique sobre o item escolhido. O download será iniciado automaticamente.

Você pode acompanhar o progresso do download na aba "Transferências". Nesse local, é informada a velocidade com a qual a música está sendo baixada e qual o tempo restante.

O Ares oferece um player de música bem simples para você ouvir a música e ver se é o que você procura. Para isso, basta selecionar a música quando o download tiver terminado e clicar no botão de "play", localizado no rodapé do programa.

Pronto! Caso esteja tudo OK, a sua música foi baixada e já está em seu computador! Agora, é curtir o som!