Divulgado em setembro e previsto inicialmente para outubro, o novo iTunes 11 chega ao público com um mês de atraso. Segundo o site The Verge, o tocador (que pode ser baixado a partir do site da Apple) sofreu a sua maior mudança, principalmente na interface, que ficou mais intuitiva, com uma grade contendo a arte dos álbuns. Expandindo-a, as musicas serão exibidas ao usuário.

A demora no lançamento deveu-se por conta de partes do software que precisaram ser reescritas antes do software ser lançado ao público. "Queremos que o novo iTunes tenha uma interface mais limpa e simples e se integre facilmente com o iCloud e, por isso, o lançaremos no final de novembro", disse um porta-voz da Apple ao site "AllThingsD".

A integração com o iCloud, alías, é a maior novidade do programa . Pode-se, por exemplo, assistir um filme em um dispositivo da Apple, parar, e depois continuar assistindo do mesmo ponto em que foi interrompido, inclusive em um aparelho diferente, pois o iCloud grava o momento que o arquivo foi pausado. Também, todo o conteúdo comprado na iTunes Store aparece na nuvem, independente de terem sido ou não baixados para um computador.

Outra novidade do iCloud permite ao usuário ver quais músicas possui de um determinado álbum e adquirir as que faltam sem sair da biblioteca. Também há a opção de comprar o álbum completo. Quem ouviu uma música e não lembra o nome pode conferir no histórico tudo o que foi tocado nos últimos dias. A lista fica armazenada no sistema.

Por fim, a adição de um mini-player que ocupa pouco espaço na tela sendo possível, através dele, procurar músicas e editar a lista "Up Next", novo recurso que exibe as próximas músicas que serão reproduzidas.