Fora recebido pelo Prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, o reconhecimento de Cidade Inteligente nesta quinta-feira, 15 de novembro, em Nova York, nos Estados Unidos. José Fortunati que participou do evento Smarter Cities Challenge Summit, promovido pela IBM, foi um dos 31 representantes de cidades do mundo, que receberam essa premiação por apresentarem sugestões inovadoras para o futuro.

A capital gaúcha, Porto Alegre, conquistou o prêmio com o projeto de obras e ações para o Orçamento Participativo. O prêmio foi dado pelo Presidente da Fundação IBM Internacional, Stanley Litow.

A estimativa é de que Porto Alegre receba cerca de US$ 400 mil só em investimento no próximo ano, onde a capital gaúcha também receberá uma comitiva de executivos e especialistas da IBM de diferentes partes do mundo, que darão auxílio no desenvolvimento de projetos e estudos dos principais problemas apontados.

Além desta comitiva, a cidade de Porto Alegre também irá receber uma contribuição da IBM que irá ajudar no aperfeiçoamento do Centro Integrado de Comando, o mesmo que ocorreu com a cidade do Rio de Janeiro, quanto da construção do Centro de Operações de Emergência, ao qual possibilitou antecipar fenômenos naturais e evitar novas tragédias.