Hoje em dia o registro de domínios está cada vez mais comum. Empresas e até mesmo pessoas buscam o aumento de seu reconhecimento através da criação de domínios próprios. Assim, poderão criar um site com as informações que desejarem e também e-mails para serem visto por milhares de outras pessoas.

Já imaginou um e-mail [email protected] e a atenção que iria atrair? Felizmente o registro de domínios não é nada complicado e não é caro, o que promove uma acessibilidade maior e permite que pequenas empresas também tenham seu espaço na internet. A seguir, vamos ver onde e como você pode registrar o seu domínio, seja ele .com.br ou somente .com.

 

SEUDOMINIO.COM.BR

O primeiro passo é verificar se o domínio que você quer registrar está disponível. Acesse www.registro.br, logo na página inicial, pesquise pelo domínio.

O sistema da Registro.br lhe informará se o domínio está disponível para registro ou se já existe. Caso o mesmo já exista, o site lhe indicará endereços semelhantes, mas com finais diferentes (ex: seuendereco.net.br). Para ver o que cada final significa, visite a Lista de Categorias de Domínios do Registro.br.

Decidido o domínio, você deve realizar um cadastro no site. Informe seus dados pessoais, crie uma senha e faça o envio das informações. Você receberá um e-mail com um link para confirmar seu cadastro. Acesse seu e-mail, confirme e você receberá um novo e-mail com seu ID. Com ele você pode realizar o registro do domínio. Acesse o site, faça o login e clique em "Novo domínio".

No campo "Domínio", informe o domínio que deseja cadastrar. Para manutenção do domínio, existe a taxa de R$ 30,00 por 1 ano. Anos adicionais custarão mais R$ 27,00.

Em "Informações sobre a Entidade", escolha se vai cadastrar com CNPJ (Pessoa Jurídica) ou CPF (Pessoa Física). Coloque o resto dos seus dados de acordo com os dados que você cadastrou anteriormente no site.

Em "Informações sobre os Contatos", você deve colocar o seu ID. Caso seu provedor de hospedagem solicite, coloque o ID do provedor como ID Técnico. Já em "DNS" deverão ser colocados os DNS do seu provedor de hospedagem para poder realizar o direcionamento de tráfego para o endereço que será registrado. Logo abaixo, está o contrato para análise e aceitação. Após encerrar o registro, clique em "Entrar".

Seguindo em frente você verá a tela de pagamento da taxa de registro do domínio. Serão oferecidos vários emails e, assim, você terá um endereço de mensagens próprio para o seu site (por exemplo: [email protected]). Assim que o seu pagamento for confirmado, o Registro.br vai realizar o redirecionamento de endereço do seu site para o domínio que você registrou.

 

SEUDOMINIO.COM

Registrar um domínio .com é um pouco mais complicado, mas nada que assuste. Você pode usar o site GoDaddy (em inglês) ou o site 100br.com, este sim em português. Aqui, vamos usar o 100br.com. Acesse o site www.100br.com e pesquise pelo domínio desejado no canto superior direito, em "Escolha seu domínio".

Caso o domínio já exista, será informado com um X vermelho. Se o domínio estiver disponível, deixe a caixa de seleção marcada e clique em "Comprar".

Caso você já possua cadastro no site, selecione a primeira opção. Se já for cliente mas tiver esquecido a senha, escolha a segunda. Neste tutorial, vamos considerar que somos novos e vamos nos cadastrar escolhendo a terceira opção.

Após prosseguir com o cadastro você poderá ler o contrato e aceitá-lo. Então, poderá escolher por quanto tempo quer registrar o domínio, deverá informar todos os seus dados, criar uma senha e escolher a forma de pagamento. Ao finalizar o registro você receberá um e-mail contendo instruções para efetivar o pagamento. Em caso de compra com cartão de crédito o site irá registrar sua compra junto à controladora do cartão. Em caso de boleto bancário ou depósito você deve efetivar o pagamento e fazer a confirmação do mesmo através do link disponível no e-mail de instruções de pagamento. O seu registro definitivo só será efetivado após a confirmação do pagamento.

Pronto! Se tudo der certo, você já possui um domínio na internet e pode explorá-lo ao máximo para trazer reconhecimento para seu nome e/ou para o nome de sua empresa. Boa sorte!