O MP3 (ou MPEG Audio Layer-3) é o formato mais popular de áudio conhecido e utilizado na internet. Mas, apesar disso, o WMA ainda está em cena em determinado casos, como nos CDs de áudio, por exemplo. Mas por que realizar a conversão? Simples. Caso você queira escutar a música também em um dispositivo móvel (MP3 player ou semelhante) o formato necessita ser MP3, pois normalmente WMA não são reconhecidos. A qualidade não é afetada, garantindo um bom áudio sempre.

Então, siga os seguintes passos para realizar a conversão e ficar tranqüilo na hora de escutar suas músicas. Para este tutorial vamos utilizar o software Free WMA to MP3 Converter.

Após ter baixado e instalado o programa, execute-o. Na tela inicial, clique no botão "Add Files" (ou aperte a letra A).

Será aberta uma janela onde você deve localizar o arquivo WMA em seu computador. Localize ele e selecione-o. Uma nova janela será aberta exibindo as informações do arquivo. Caso queira alterar o arquivo a ser convertido, clique na pasta ao lado de "Input File". Se desejar alterar o local onde o arquivo será salvo, clique no disquete ao lado de "Output File". Após ter definido isso clique em "Next >" (ou aperte N).

Agora você pode alterar algumas configurações se quiser. O Bitrate define a qualidade do áudio. Quando maior o bitrate, melhor a qualidade. Tenha em mente que o tamanho também é afetado, gerando um arquivo maior para maiores valores de bitrate. Após definir suas preferências, clique em "Next >".

Agora defina as propriedades da música. Veja se o nome está correto, adicione o álbum, artista, gênero, etc. caso desejar. Após finalizar, clique em OK.

Você será direcionado a tela inicial. Clicando no nome da música serão exibidas as informações do arquivo no campo "Conversion Settings...". Caso queria adicionar mais arquivos, clique novamente em "Add Files". Clique em "Remove" caso deseje remover uma música da lista e em "Edit" se querer editar as configurações. Após ter finalizado suas edições, clique em "Start" para que o programa realize o trabalho de conversão.

Espere o programa finalizar as conversões. Ele sempre lhe informará o tempo que falta e qual arquivo está sendo convertido.

Quando o trabalho terminar, será exibida uma janela perguntando se você quer que a pasta onde os arquivos foram salvos seja aberta.

Independente da sua opção, o trabalho foi finalizado! Agora você já possui seus arquivos MP3 e pode escutá-los a vontade em seus dispositivos móveis!