Neste último sábado o maior site de buscas da internet, o Google, prestou sua homenagem ao centenário Bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, com o doodle do dia. Ao longo desses cem anos, mais de 40 milhões de pessoas já passaram por ele e assim puderam conferir as belezas da cidade do Rio de Janeiro.

Veja os doodles que o Google fez ultimamente

O Bondinho do Pão de Açúcar faz o percurso aéreo da cidade carioca até o morro do Pão de Açúcar, por onde já passou visitantes ilustres como o presidente americano John F. Kennedy e o cientista alemão Albert Einstein.

Além de conduzir pessoas até o morro, o Bondinho do Pão de Açúcar, já inspirou grandes produções brasileiras e de Hollywood, como o filme do agente secreto 007, onde o mesmo protagonizou uma luta a bordo do bondinho contra um grande inimigo, no filme 007 Contra o Foguete da Morte.

A grande obra do Bondinho do Pão de Açúcar foi um grande marco e ofereceu vários desafios para o transporte de equipamentos trazidos da Alemanha, onde foram contratados alpinistas para a condução deste material.

Vale lembrar que na época da construção do Bondinho, só existia outro dois teleféricos semelhantes no mundo, um na Suíça e outro na Espanha e ambos construídos de madeira. Os teleféricos de vidro e com laterais panorâmicas, só apareceram a partir de 1972.