Como saber se meu computador roda Windows 8?

Em dúvida se seu computador está pronto para o upgrade? Neste artigo, vamos ver ver se seu computador aceita o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.

Por | @alexscs Windows

Está interessado em testar/migrar para o Windows 8 mas não sabe se seu computador vai rodar o novo sistema tranquilamente? Fique tranqüilo. Existem algumas opções para verificar suas configurações e analisar se o upgrade vai ser possível.

Confira todos artigos e dicas de Windows 8


Verificando os requisitos mínimos

Primeiramente, é importante salientar que, caso seu computador rode o Windows 7 sem dificuldades, é muito provável que o Windows 8 também não tenha problemas, visto que a estrutura e requisitos dos dois são bem semelhantes. Mas vamos começar vendo os requisitos do Windows 8:

  • Processador: mínimo de 1 GHz;
  • Memória RAM: 1 GB para a versão de 32 bits (x86) e 2 GB para a de 64 bits;
  • Disco rígido: mínimo de 16 GB de espaço livre;
  • Placa de vídeo: compatível com DirectX 9 ou superior;
  • Resolução do monitor: mínimo de 1024 x 768.

Para verificar seu processador e sua memória, acesse o menu Iniciar do Windows, localize a opção “Meu computador” ou “Computador”, clique nela com o botão DIREITO do mouse e clique na opção “Propriedades”

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Analise o campo Processador e veja se seu valor é maior do que 1.0GHz. Caso for, está tudo certo. Após, logo abaixo, veja a opção Memória Instalada (RAM). É necessário que seja maior que 1GB para a versão de 32 bits (x86) ou maior que 2GB para a versão x64 (64 bits).

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Feito isso, vamos ver se seu computador possui espaço em disco suficiente. São necessários 16GBs livres em seu HD para a versão 32 bits e 20GBs para 64 bits. Para isso, vá novamente no menu Iniciar e, desta vez, clique normalmente com o botão esquerdo em “Meu computador” ou “Computador”. No Windows 7, o espaço livre no disco é exibido logo abaixo da unidade. Se você estiver usando uma versão antiga do Windows, clique com o botão direito sobre a partição e vá em “Propriedades”.

Veja se o HD em que você pretende instalar o sistema possui pelo menos 16 GB (32 bits) ou 20GBs (64 bits) de espaço livre. É aconselhável fazer uma partição separada para instalar esta versão de testes do Windows 8, para evitar que qualquer problema futuro afete o desempenho de seu computador e seus arquivos.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Agora, é hora de verificar a placa de vídeo. É necessário que seja compatível com DirectX 9 ou superior. Para ver qual a versão está instalada em seu computador faça o seguinte: segure a tecla Windows de seu teclado e aperte a letra R para exibir a pequena janela de Executar. Nessa janela, digite dxdiag. Clique em OK.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Caso ele peça algum pedido de confirmação, confirme. Uma janela será aberta. Vá para a aba “Sistema” e localize o campo “Versão do DirectX”.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Por último, a resolução de seu monitor. No Windows 7, clique com o botão direito em qualquer local da área de trabalho e vá em “Resolução de tela”. Em outras versões do Windows, essa informação pode ser obtida no Painel de controle. 

Como saber se meu computador roda Windows 8?

É necessário que o monitor suporte uma resolução igual a 1024 x 768 ou maior. Para usar o recurso ‘snap’ (usar dois aplicativos com a tela dividida), a resolução mínima deve ser de 1366 x 768.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Após ter verificado todas essas configurações e não ter encontrado nenhum problema de compatibilidade, o Windows 8 deve rodar sem problemas na sua máquina.

 

Utilizando o Windows 8 Consumer Preview

Você também tem a opção de usar um software para verificar a compatibilidade do Windows 8, que vai analisar suas configurações e programas e lhe exibir um relatório com o que foi verificado.

Faça o download do Windows 8 Consumer Preview. Após ter baixado, execute o programa. Ele vai começar a analisar o seu computador. Isso demorará alguns minutos, dependendo da velocidade de seu computador.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Quando a análise terminar, o programa lhe exibirá quantos aplicativos e dispositivos são compatíveis com o Windows 8 e quais precisam de uma revisão. Clicando em “Ver detalhes de compatibilidade” você têm acesso a essa lista.

Como saber se meu computador roda Windows 8?

Como o objetivo é somente verificar a compatibilidade de Hardware e Software, você pode cancelar a instalação. Caso deseje prosseguir, siga o assistente do programa. Cabe também destacar os requisitos de algumas funções extras:

  • Para utilizar a interface touch, é preciso ter um tablet ou monitor touch;
  • Para acessar a Windows Store e para baixar e executar aplicativos, é preciso ter acesso à Internet e uma resolução de tela mínima de 1024 x 768;
  • Para ajustar aplicativos, é preciso ter uma resolução de tela mínima 1366 x 768.

Mais sobre: windows8, windows
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar