Recentemente foi descoberto um discurso de Steve Jobs em 1983, durante uma conferência de design em Aspen, nos Estados Unidos.  No relato, Jobs já tinha em seu pensamento alguma das inovações que acabaram se tornando reais na atualidade. Conforme o CNET, Jobs falou sobre redes de conexão, reconhecimento de voz e também sobre um "computador em forma de livro que você poderá carregar por aí".

Jobs ainda comentou mais sobre o "livro-computador", disse que ele teria um "link de rádio", que poderia possibilitar a comunicação sem estar ligado a qualquer elemento. Vale lembrar que naquela época não havia tal interação nem através de desktops. Todos esses relatos hoje nos parecem muito comum, podemos pensar claramente em um iPad, que só foi lançado 27 anos após as lendárias declarações de Jobs.

A gravação com os relatos de Jobs só foram divulgadas nesta quarta-feira (3) pelo blogueiro Marcel Brown, do site Life, Liberty and Technology. O registro está datado de 15 de junho de 1983 e está gravado em uma fita K-7.

O blogueiro comenta também sobre o discurso visionário de Jobs, ao qual cita que um dia os computadores seriam tão rápidos que iriam parecer mágica. Brown acredita que talvez seja por essa razão que, anos depois, o CEO da Apple tenha se referido ao iPad como "mágico".

Nesta mesma conferência, Jobs ainda disse que, em alguns anos, as pessoas iriam se comunicar mais através de computadores do que pelos carros.

Levando em consideração o ano em que Jobs discursou, as visões pareciam um tanto inadequadas ao tempo, porém, atualmente tudo isso nos parece muito familiar. Por esta e outras tantas razões que Steve Jobs nunca será esquecido, ao contrário, será eternamente lembrado pelo seu instinto visionário.