Aumento de estresse no trabalho pode ser por excesso de e-mails

De acordo com um estudo feito pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, o excesso de e-mails que acabam circulando nas empresas está diretamente ligado ao aumento de estresse dos trabalhadores

Por | @RafaelaPozzebon Internet

De acordo com um estudo feito pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, o excesso de e-mails que acabam circulando nas empresas  está diretamente ligado ao aumento de estresse dos trabalhadores. Outra decorrência desse bombardeio de mensagens eletrônicas é a perda de produtividade nas companhias.

"O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa", disse a professora responsável  pela pesquisa, Caroline Sauvajol-Rialland à Agência EFE.

Os trabalhadores, cada dia que chegam ao seu trabalho, precisam organizar todas as informações encontradas na sua caixa de mensagens, como “newsletters”, spams, entre outras.

De acordo com a pesquisadora, a chamada “infobesidade”, que termo que popularizado em 1970 pelo escritor americano Alvin Toffler em seu romance Future Shock, está ameaçando tanto a qualidade de vida dos trabalhadores em questão como também o índice de produtividade dentro de uma empresa.

De acordo com a pesquisa, mais de 90% das pessoas que possuem alguma responsabilidade dentro de uma empresa acreditam que a quantidade de informação que precisam lidar todo o dia é excessivo. Deste total, 70% disseram que já estão saturados de ter que cuidar de tais dados.

O trabalhador acaba usando 30% da sua jornada de trabalho para cuidar das mensagens eletrônicas, sejam elas spams, pedidos, ou mesmo responder e-mails. Assim, é notado uma interrupção na concentração como também no ritmo de trabalho a cada sete minutos em média.

"Se um trabalhador passa tanto tempo administrando as mensagens, essa atividade pode chegar a se sobrepor à atividade principal da empresa", disse Caroline.

"Algumas empresas oferecem treinamento especial para seus funcionários sobre como usar novas tecnologias para gerenciar de forma eficiente a informação", comentou a pesquisadora.  Algumas companhias propuseram ao seus trabalhadores que é proibido receber e-mails no período pós-trabalho. "É preciso reconhecer o direito ao intervalo", defende a pesquisadora.

Caroline disse ainda que o uso de computadores ou mesmo outros dispositivos móveis para acessar e-mails fora da hora do trabalho acaba aumentando a situação de estresse do funcionário, assim também, a sua produtividade.

Mais sobre: e-mail, trabalho, estresse
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