A Nokia Siemens Networks, juntamente com a Flextronics International, irá abrir uma linha de montagem no Brasil, na qual irá construir a nova geração de redes de telefonia móvel, disse um executivo sênior em uma entrevista.

Em outubro, a empresa deverá disponibilizar equipamento de quarta geração (4G), momento este que as operadoras locais estão construindo redes direcionadas a Copa do Mundo de 2014, completou o diretor da Nokia Siemens para as Américas, Ken Wirth.

"O que estamos procurando fazer é alinhar nossa capacidade de produção próxima dos mercados onde estamos vendendo. Então isso reduz nossos custos de transporte, tarifas e quaisquer outras coisas que apareçam", disse Wirth. O valor de investimento na joint-venture não foi mencionado.

De acordo com Wirth, a demanda das quatro operadoras móveis do Brasil, instalando suas redes 4G, será suficiente para poder justificar a capacidade de produção local para os próximos 12 a 18 meses.

Assim, o diretor da Nokia salientou que com a produção brasileira já instalada e funcionando, as novas redes 4G se tornarão uma oportunidade para a Nokia Siemens crescer no mercado da América Latina, com estimativa de 30%.