Até o final de agosto as pessoas poderão apreciar um belo espetáculo no céu. O melhor de tudo é que pode ser visto a olho nu. O fenômeno, chamado de conjunção planetária, ocorre quando os planetas Marte e Saturno, juntamente com a estrela Espiga, podem ser visto de forma alinhada.

 "Uma conjunção ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, quase na mesma direção. Eles poderão ser vistos no horizonte poente, isto é, no lado oeste, onde o Sol se põe" - explica o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional.

Em tom avermelhado, o planeta Marte está em um ponto mais alto, conforme pode ser visto em uma imagem registrada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Saturno, em um tom de amarelo, está situado à direita. Ao lado da Lua, à esquerda, fica a estrela Espiga, a principal da constelação de Virgem. "Ela apresenta cintilação, que, em geral, os planetas não mostram. A cintilação de sua luz é devido às turbulências da atmosfera terrestre", explica Barroso.

A próxima conjunção entre Marte, Saturno e a estrela Espiga, ocorrerá somente daqui 30 anos, tempo este que Saturno leva para dar uma volta completa ao redor do sol.