De acordo com a empresa de pesquisa Gartner, o 2º trimestre do ano foi marcado por uma queda global de venda de celulares. Foi constato que essa queda foi de 2% sobre o mesmo período do ano anterior.

Conforme a conceituada Gartner, que é usada como referência para a indústria do ramo, a Samsung aumentou a sua liderança sobre sua maior concorrente, a Apple, e ainda aumentou a sua participação no mercado para mais de 20% no período analisado.

"Para 2012, o mercado parece mais fraco do que eu havia previsto no começo do ano", disse Anshul Gupta, analista de pesquisa do Gartner que, anteriormente, havia previsto que as vendas de celulares chegariam a cerca de 1,9 bilhão de unidades neste ano. "Os consumidores realmente estão mantendo os aparelhos antigos", afirmou.

Apesar do fraco desempenho, as vendas da Samsung tiveram um aumento de 30% na comparação anual, tudo isso em virtude do grande sucesso da linha Galaxy.  Em compensação, as vendas de celulares da Nokia tiveram uma queda de 15% no mercado.

Tratando de sistemas operacionais, o Android, do Google, aumentou ainda mais a sua liderança, atingindo agora 64% de participação de mercado, tendo em vista que antes, era de 43% no mesmo período. O iOS, da Apple, detém 19% do mercado, este não sofreu muita variação de mercado.