Vamos navegar em águas profundas. Marujos(as); É hora de zarpar as caravelas,mas ao invés de piratas,vamos zarpar lotadas de informações com a nossa parceira OFICINA DA NET.

 

Opiniões e comentários

Em primeiro lugar gostaria de agradecer todos vocês pelos comentários postados nessa coluna sem exceção alguma, portanto OBRIGADO pelo carinho, pelas opiniões,pelas sugestões e críticas.

Porque o S.U.R.T.O não responde os comentários?

Recebo em meu e-mail todos os comentários postados por vocês e leio todos os comentários de cada um de vocês. Mas não respondo nenhum comentário porque luto por uma internet livre, exatamente assim, aonde as pessoas possam expor de forma educada e respeitosa as suas opiniões, a internet não tem fronteiras, a internet é uma ferramenta que nasceu para ser LIVRE, portanto aceito e aprendo com todos os comentários, na verdade essa coluna foi criada para a troca de informações.

Na área da computação ninguém sabe tudo, cada um sabe um pouco, portanto esses comentários, essa troca de informação se torna um aprendizado para mim e para vocês, sem dúvida alguma. Portanto podem comentar a vontade,estou lendo todos os comentários,fiquem tranquilos, estou aqui do lado de vocês.

Essa semana vou fazer uma pergunta para vocês responderem, membros da ANONYMOUS são heróis ou vilões?

 

 

O nosso Símbolo, o nosso Filme e o nosso Documentário:

Essa semana vou deixar as operações de lado e vamos focar em um outro lado da idéia ANONYMOUS, vamos navegar em seu símbolo, no filme, no documentário e mostrar a história que existe por trás dessa máscara.

 

O SÍMBOLO....

Um homem chamado Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, em 13 de abril de 1570 em Londres e foi executado no dia 31 de janeiro de 1606, também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês, católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. 

Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão, como soldado era especialista em explosivos. Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. (fonte: wikipedia)

O símbolo da ANONYMOUS utiliza uma máscara inspirada no rosto de Guy Fawkes,que significa luta, protesto, vingança, justiça e heroísmo.

 

O FILME

Existe um filme que recomendo para vocês chamado V for Vendetta (V de Vingança) que tem uma história linda,com um texto maravilhoso que resume um pouco dessa nossa luta e desse nosso herói.

 

O NOSSO DOCUMENTÁRIO...

Nem mocinhos nem bandidos. E, sim, ativistas políticos. É como os integrantes do grupo Anonymous são retratados no documentário inédito americano "We Are Legion - The Story of the Hacktivists" (nós somos legião - a história dos hackers ativistas). São homens e mulheres que têm tirado do ar sites de grandes empresas e de órgãos de governo. Fizeram fama na internet por isso e são alvo de processos judiciais pelo mesmo motivo.

"É um dos fenômenos culturais mais interessantes da história recente", diz Knappenberger sobre a bandeira do ciberativismo erguida por membros do Anonymous. Foi com muita paciência que o diretor Brian Knappenberger, jornalista de 41 anos, que lidera a produtora Luminant, em Los Angeles, colaboradora dos canais Discovery Channel e Bloomberg Television frequentou salas de bate-papo usadas pelos integrantes do Anonymous, durante um ano, tentando ganhar a confiança de alguns para filmar seu documentário "We Are Legion".

O filme acaba de sair do forno: foi exibido pela primeira vez em janeiro, no festival Slamdance, em Park City (EUA), e ainda não tem estreia prevista no Brasil. 

(fonte: Folha de São Paulo)

Vídeo incorporado do YouTube

 

Agradeço a visita de vocês,na próxima vamos navegar juntos novamente,mas caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. 

Marujos(as), Grato.

Twitter: @surtoetensao