Como todos já sabem, ontem foi apresentada por Steve Ballmer, a nova versão do pacote de aplicativos Office da Microsoft. O novo Office 2013 chegara totalmente reformulado e com uma combinação de serviço na nuvem com aplicativos locais.

O novo pacote da Microsoft foi criado para funcionar em qualquer tipo de maquina, desde o bom e velho PC com mouse e teclado até aos atuais tablets e smartphones, isso tudo para que o usuário possa encontrar o mesmo ambiente de trabalho em todos os dispositivos.

Como já descrevemos aqui mesmo em nosso site, ele deverá ser lançado juntamente com o novo Windows 8, entre os meses de agosto e outubro. Mas para aqueles que não conseguem esperar a versão final, a Micrsosoft disponibilizou uma versão beta, para que o usuário já possa ir se adaptando as novidades; novidades essas que tentaremos descrever aqui.

 

Serviço na nuvem:

O novo pacote do Office 2013 não será vendido em caixas como de costume, mas sim através da nuvem, onde o usuário irá baixá-lo para o seu computador ou aparelho ao qual ele for usar. Para isso, o mesmo terá que pagar uma assinatura para conseguir usá-lo. O novo Office 2013, virá com várias configurações, a mais simples, a configuração padrão, permitira que seu usuário possa guardar seus documentos no SkyDrive, ou seja, no serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, assim eles estarão sempre disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar onde haja acesso a internet, mas não é só isso, a Microsoft também disponibilizará ao usuário do novo Office 2013 uma cópia do documento armazenada localmente para que ele possa ter acesso a esse mesmo quando não houver conexão.

 

Dispositivos variados:

A assinatura do novo Office 2013 da Microsoft dará o direito ao uso do software em até cinco Macs ou PCs ou dispositivos móveis, sendo que em qualquer um deles o usuário poderá ter acesso as suas configurações pessoais, que serão sincronizadas via nuvem com o templates. Além disso, o usuário também poderá baixar o software para uso temporário em qualquer PC quando esse não estiver em casa ou em seu escritório. A Microsoft denominou esse serviço de Office on Demand.

 

Sensível ao toque:

A Microsoft refez toda a interface do Office, isso tudo para dar uma resposta melhor ao comando de toque, ou seja, ficou mais fácil mover os objetos e acionar o zoom com os dedos, igualmente como outros apps para tablets. A partir de agora, a faixa de opções que agrupa os comandos no Office 2007 e no 2010 passa a ficar oculta, mas tocando no alto da tela, eles voltam a aparecer.

 

Aplicativos:

Nessa nova edição do Office; a edição mais barata será o Office Home and Student 2013, que contará com os aplicativos Word, Excel, Power Point e OneNote, já no pacote completo, o usuário ainda contará com o Outlook, Publisher e Access. Vale lembrar que a edição mais básica do Office 2013 já virá pré-instalada em tablets com o Windows RT, como o Microsoft Surface.

 

Caneta:

O Office 2013 terá suporte para anotações feitas com caneta sensível ao toque, onde o usuário poderá realizar anotações manuscritas e assim no final a mesma será convertida em texto digital. Nessa opção dependendo do aplicativo, a caneta também poderá ser usada para apagar, colorir e desenhar. No aplicativo PowerPoint, a mesma funciona com uma espécie de apontador a laser virtual.

 

Skype e Redes Sociais:

O novo pacote do Office trará um novo gerenciador de contatos denominado de People Card, onde trabalhará integrando o Facebook ao LinkedIn. Mas não é só isso, o Office 2013 também traz integrado ao seu pacote, o Skype, onde cada assinante terá direito há 60 minutos por mês de ligações telefônicas para telefones fixos em 40 países e em 7 países para celular. Para empresas, os contatos do Skype se integrarão aos do Lync, o mensageiro corporativo da Microsoft, além da opção das empresas poderem montar suas redes sociais privadas. 

 

O Office passará a contar com três novos planos do Office 365 de acordo com Steve Ballmer.

Os novos planos são:

  • Home Premium - pacote para a família, com 20 gigabytes de espaço de armazenamento no SkyDrive e 60 minutos de ligações telefônicas via Skype por mês.
  • Small Business Premium - uma edição para pequenas empresas que irá incluir um serviço de e-mail empresarial, ferramentas para sites e videoconferência em alta definição e calendários compartilhados.
  • ProPlus - o pacote projetado para grandes empresas, que terá com opções mais flexíveis para a distribuição e gerenciamento na nuvem. 

Sendo assim, apresentamos aos nossos leitores algumas das novidades que irão pintar no novo pacote da Microsoft.Vale salientar que a empresa não informou quanto irá custar o novo Office 2013.

 

Veja algumas imagens do novo Office: