É bem menos provável que estudantes que enviam mensagens de texto durante as aulas se dêem bem nos estudos do que os que prestam atenção no que o professor diz. De acordo com nova pesquisa (publicada no ScienceDaily.com), alunos que são "auto-regulados" e que prestam atenção nas aulas ao invés de ficar mandando SMS para os amigos são sucetíveis a aprender mais e a ir melhor em exames e testes.  

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É claro que nada disso é novidade. Antes de inventarem as mensagens de texto SMS, quando eu era criança, uma das distrações mais fáceis era ficar trocando bilhetinhos com os colegas. É provável que desde a existência de pessoas assistindo às aulas, umas prestam menos atenção que outras. No entanto, um celular torna a distração muito mais fácil, além de ser muito mais excitante que um pedaço de papel. Além do mais, é interativo - envolve o usuário. 

Esse é o por quê elas se distraem das aulas. Pessoas com problema de baixa atenção precisam de muita interação para manter o cérebro estimulado. Logo, em vez de pedir para que os alunos parem de enviar mensagens de texto pelo celular caso queiram aprender mais, o que deviam fazer é dizer aos professores que suas aulas deveriam ser mais atraentes se tivesse mais interatividade. Aulas interativas são melhores para todos os alunos - para os "auto-regulados" e para aqueles que têm momentos de pouca atenção. A pobre performance dos que passam as aulas trocando SMS é  mais culpa do tédio e das aulas pobres do que dos alunos em si. Isso tudo é uma aula para desenvolvimento de website. Online, o alcance da atenção é mensurado em segundos - frequentemente frações de segundo. Tirando o fato de que as pessoas querem saber - instantaneamente - que a página que elas acessaram é exatamente o que estavam procurando, os visitantes da página querem saber o que FAZER com a página. 

Quando você visita a página da Google você sabe o que vai fazer - digitar alguma coisa na caixa de pesquisa. Com a Amazon você sabe o que fazer - clicar em algo e comprá-lo. Com o Facebook você sabe na hora o que fazer - discutir assuntos com os amigos. Cada um destes sites é imediatamente e obviamente interativo e pessoas em milhões prestam atenção neles. No entanto, vários sites foram criados com pouca interação e, como uma aula entediante, tendem a ter baixos níveis de engajamento. Sinais que as pessoas podem comentar, ou que podem compartilhar seu conteúdo, ou ainda que podem fazer download de arquivos são dicas que ajudam para que haja interação e atração pelo site. Mas se é possível aumentar os níveis de interação do seu site, melhor ainda. 

Por exemplo, ajuda muito se existir uma calculadora disponível em um site de finanças, ou se existir algum tipo de questionário que pode ajudá-lo em um site de consultoria ou se um site de revisão permitir que os outros possam avaliá-lo com estrelas. Em outras palavras, procure aumentar a interação de seu website e você vai ter um aumento no empreendimento, na atração.

 

O que é engajamento?

 

Envolvimento - é o ponto mais básico e reflete aspectos mensuráveis da relação de um indivíduo com uma empresa ou marca. Compreende, por exemplo, número de visitas ao site da companhia, tempo médio gasto por página e número de páginas vistas. Apesar de não serem indicadores suficientes, essas atividades são fundamentais para o cálculo de engajamento porque, muitas vezes, significam o primeiro ponto de interação que uma pessoa tem com uma marca;
Interação - compreende, por exemplo, as contribuições que as pessoas fazem por meio de comentários em blogs da empresa, pedido de informações sobre produtos, conexões nas mídias sociais e discussões em fóruns;
Intimidade - esse componente busca medir o afeto ou sentimento que uma pessoa possui por uma marca. Isso inclui sua opinião, perspectiva ou paixão, representadas pelas palavras que ela usa e pelos conteúdos que cria. De acordo com Haven, a intimidade é um componente crítico que lança luz sobre os sentimentos positivos ou negativos que alguém pode ter por uma empresa - e que são expressos por meio dos serviços tradicionais de atendimento ao cliente ou pelas mídias sociais. Nesse sentido, diz ele, as ferramentas de monitoramento exercem um importante papel na identificação de tais sentimentos; e
Influência - compreende a probabilidade de uma pessoa voltar a comprar um produto de uma empresa ou recomendá-lo a outra pessoa (amigos e familiares). Saiba mais sobre influência aqui.
  • Envolvimento - é o ponto mais básico e reflete aspectos mensuráveis da relação de um indivíduo com uma empresa ou marca. Compreende, por exemplo, número de visitas ao site da companhia, tempo médio gasto por página e número de páginas vistas. Apesar de não serem indicadores suficientes, essas atividades são fundamentais para o cálculo de engajamento porque, muitas vezes, significam o primeiro ponto de interação que uma pessoa tem com uma marca;
  • Interação - compreende, por exemplo, as contribuições que as pessoas fazem por meio de comentários em blogs da empresa, pedido de informações sobre produtos, conexões nas mídias sociais e discussões em fóruns;
  • Intimidade - esse componente busca medir o afeto ou sentimento que uma pessoa possui por uma marca. Isso inclui sua opinião, perspectiva ou paixão, representadas pelas palavras que ela usa e pelos conteúdos que cria. De acordo com Haven, a intimidade é um componente crítico que lança luz sobre os sentimentos positivos ou negativos que alguém pode ter por uma empresa - e que são expressos por meio dos serviços tradicionais de atendimento ao cliente ou pelas mídias sociais. Nesse sentido, diz ele, as ferramentas de monitoramento exercem um importante papel na identificação de tais sentimentos; 
  • Influência - compreende a probabilidade de uma pessoa voltar a comprar um produto de uma empresa ou recomendá-lo a outra pessoa (amigos e familiares). 

 

Um vídeo legal sobre engajamento no site:

 

E se você faz isso, irá evitar que pessoas mandem SMS enquanto veem sua página...!

Traduzido de: grahamjones.co.uk