Como atrair visitantes para o meu blog

Um blog é a mídia moderna que, assim como as emissoras de TV e rádio, precisa de público.

Por | @oficinadanet Blogs

Quem quer saber como ganhar dinheiro na Internet tem a opção de criar, manter e atualizar um blog. Porém, para esse blog se tornar rentável é essencial que ele tenha visualizações e que atraia visitantes.

A quantidade de tráfego de leitores que acessam o seu blog é um fator fundamental para que posteriormente você tenha condições de efetuar estratégias que possam trazer mais lucros. Ao contar com um elevado número de leitores, você terá condições de adotar estratégias rentáveis, tais como a venda de infoprodutos, a adoção de programas de afiliados ou, até mesmo, vender os seus próprios produtos.

Quando o assunto é a atração e geração de tráfego que possam tornar as suas postagens capazes de obter um ganho financeiro, é necessário manter o foco em alguns pontos importantes, especialmente relacionados ao conteúdo.

Dicas para atrair mais visitantes para o blog

Dicas para atrair mais visitas para seu blogDicas para atrair mais visitas para seu blog

Existem alternativas que são capazes de tornar o seu blog mais atrativo para uma boa parcela do público. Por isso, vale a pena dar uma atenção para as seguintes dicas:

A utilização de plugins adequados

Caso você seja usuário da plataforma Wordpress é interessante saber que existem plugins com capacidade de aumentar o número de visitantes. O Wordpress, para quem não sabe, é uma plataforma bastante recomendada para quem almeja investir em um blog de perfil mais profissional.

Uma das características do sistema Wordpress é contar com uma série de plugins destinados para as mais diferenciadas funções. Uma delas é exatamente atrair mais visitantes. Sendo assim, entre os plugins criados para isso, estão Seo By Yoast e o Seo Search Terms 2. Esses dois plugins trabalham a utilização de palavras-chave para a realização de técnicas de SEO. Para você obter algum deles basta efetuar uma busca no painel de plugins do Wordpress e em seguida realizar a instalação do mesmo.

Tenha presença online

É importante que as pessoas saibam que você tem um blog. Dessa maneira você terá condições de atrair a atenção do público para o conteúdo que você produz. Nesse caso, uma boa opção é você comentar em postagens de outros blogs que abordam o mesmo assunto que o seu.

Com isso, você pode efetuar parcerias e colocar o link do seu blog em outros blogs. É uma tática que envolve parcerias e pode render uma boa visibilidade para você. Além disso, não dispense o uso das redes sociais.

A sua participação em redes sociais de grande abrangência é essencial para você divulgar o seu blog. Em canais como o Facebook e o Twitter é possível encontrar uma significativa parcela de pessoas que estão interessadas no conteúdo que você escreve.

Aumente a frequência das suas postagens

A quantidade de postagens é um fator de atração em blogs, pois indicam que a produção de conteúdo nele é dinâmica e sempre há novidades. Os leitores atualmente logo perdem o interesse diante de blogs que por muito tempo ficam abandonados.

Para você possuir uma frequência adequada de postagens, é interessante efetuar um cronograma, reservando dias e horários específicos. Dessa forma os leitores terão o hábito de acompanhar a sua produção. O Wordpress, por exemplo, é uma plataforma onde você pode realizar uma programação de postagens.

Converse com o seu público

De nada adianta ter um blog se você deixa de lado a interatividade que essa ferramenta proporciona. Lembre-se que os leitores que possuem o hábito de comentar nas postagens apreciam um retorno do autor.

Por isso, quando um leitor tiver alguma dúvida, efetuar uma sugestão ou até mesmo fazer uma crítica, é interessante que você fale com ele. Essa proximidade entre público e produtor de conteúdo é útil para consolidar os seus leitores e atrair outros.

Preste atenção nos números

Se conversar e interagir com o público é um recurso importante, compreender de onde vem e o que trouxe uma boa parcela desse público é igualmente relevante.

Por isso, sempre esteja atento nos gráficos do blog, que apontam os meses de maior visita, as palavras-chaves que trouxeram visitantes e as postagens mais comentadas. Ao ter posse de todas essas informações, você contará com mais dados para ver quais são as suas postagens que mais geraram interesse.

Dessa maneira, você poderá pautar com mais segurança postagens futuras. Uma das ferramentas utilizadas para a realização dessa análise é o Google Analytics.

Crie links para as suas outras postagens

Uma das vantagens da Internet é a criação de conexão de conteúdo. Por isso, caso haja oportunidade, crie links que levam para outras postagens que você fez anteriormente.

Com essa estratégia de links internos, o texto fica mais rico, informativo e ainda gera visualização para mais textos criados por você.

Conclusão

O lucro obtido por meio de um blog é o “Santo Graal” que muita gente procura quando resolve investir na criação de conteúdo online. Porém, esse lucro irá aparecer quando o blog possuir um aumento de tráfego.

Um blog é a mídia moderna que, assim como as emissoras de TV e rádio, precisa de público. Por isso, além das estratégias citadas para atrair leitores para o seu blog, lembre-se de outra ferramenta igualmente importante: conteúdo bom e diferenciado.  

SHARE
+ Dicas
Comentários
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail