A Google está estudando algumas formas de colocar anúncios no ambiente de realidade virtual (VR). O setor de projetos internos vem trabalhando nisto, chamado de Area 120, estuda conceitos de aplicações de publicidade dentro do ambiente virtual.

A área 120 da gigante é uma incubadora para os colaboradores criarem seus próprios projetos, uma maneira que a empresa encontrou para manter novos talentos dentro da companhia e patrocinar suas criações, desta forma conseguem impedir que saiam e lancem produtos geniais para os concorrentes.

Como exemplo, podemos citar o Uptime como umas primeiras criações, um app para iOS, que permite usuários assistirem vídeos no YouTube em grupo independente do lugar que estiverem.

Uptime foi a primeira criação do setor de projetos internos da Google,  Area 120.
Uptime foi a primeira criação do setor de projetos internos da Google, Area 120.

A empresa bem sabe que os usuários detestam este tipo de propaganda, por isso deve apresentar os anúncios numa caixinha pequena em formato de cubo que deve aparecer enquanto os gamers estiverem imersos em um ambiente de realidade virtual concentrados e explorando novos lugares e vivendo boas aventuras. Não animador, não é?

Quando o usuário passar com o cursor pela caixa a publicidade começa a rodar. A Google já está convidando os desenvolvedores com interesse em monetizar conteúdos que entrem em contato com o setor de projetos, Area 120, para parceria.

O que para muitos é uma péssima ideia, para a gigante de buscas é uma questão de sobrevivência, pois mais de 90% de sua receita vem dos ads, por isso continua explorando maneiras de colocar publicidade até mesmo em VR.