Alemanha aprova lei que torna possível a interceptação de mensagens do WhatsApp

Criptografia de ponta a ponta no WhatsApp não permite que mensagens sejam acessadas.

Por | @oficinadanet Aplicativos

A Alemanha aprovou uma lei em que permite que agentes de segurança possam interceptar as mensagens trocadas por serviços como o aplicativo WhatsApp.

A interceptação de mensagens não é tarefa fácil, tanto que no Brasil, o mensageiro acabou sendo bloqueado pela Justiça em algumas ocasiões. A empresa começou a utilizar há alguns anos a criptografia de ponta a ponta, que praticamente impossibilita que qualquer pessoa que não seja o destinatário acessar o conteúdo.

WhatsApp na AlemanhaWhatsApp na Alemanha

Com a aprovação de interceptação das mensagens, as autoridades poderão instalar um trojan estatal no smartphone do usuário investigado, assim, as mensagens poderão ser monitoradas ainda no celular, antes mesmo que sejam criptografadas.

A ideia de introduzir uma lei deste tipo já é bastante conhecida. Os aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, que possuem criptografia de ponta a ponta, são amplamente usados para articulação de crimes, justamente pela segurança que eles proporcionam.

A discussão é bastante ampla em relação às investigações do suspeito, já que não se sabe como tudo irá acontecer. Por exemplo, como o celular do investigado será infectado com o malware? Esta questão, entre outras, precisam ser discutidas e muito bem articuladas, para que o alcance sobre as informações não seja também usado para outros fins, ou mesmo que chegue para todos.

Agora, vamos aguardar e ver as próximas cenas, já que este assunto muito nos interessa. No Brasil, o WhatsApp acabou sendo bloqueado justamente por não disponibilizar informações de um investigado para a justiça.

Mais sobre: WhatsApp Telegram Alemanha
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo