O iPhone 8 deverá ser um sucesso em vendas, é ao menos o que a Apple espera. Levando em consideração o fato, a Apple realizou grandes pedidos para as fabricantes de chips, com receio que a disponibilidade inicial de seu aparelho fosse prejudicada.

Com isso, a empresa acabou, literalmente, com o mercado global de chips DRAM e NAND, que também são utilizados por outras tantas marcas em seus produtos, que atendem um setor maior de smartphones.

Apple está criando estoque de chips DRAM
Apple está criando estoque de chips DRAM
A LG, por exemplo, está sendo forçada a comprar mais do que precisa para garantir um estoque estável para os seus computadores e smartphones. Esta realidade se estende para outras empresas do setor também.

Algumas fornecedoras menores podem ainda ser forçadas a reduzir a quantidade de memória RAM e armazenamento nos chips produzidos, o que acabará impactando de forma negativa na disponibilidade de modelos com especificações técnicas mais volumosas.

A Huawei, ao que tudo indica, optou por chips de menor qualidade no seu atual aparelho topo de linha, o P10, o que acabou gerando muita polêmica. A Nintendo é mais uma empresa prejudicada pela escassez de chips, que precisou reduzir a produção do seu atual console, o Switch, pela falta de módulos de memória e armazenamento.

Para completar, a Apple ainda garantiu uma boa parte da produção dos sensores de câmera da Sony, que são usados também em uma boa parte dos aparelhos portáteis.

Fontes ligadas ao assunto dizem que a Apple é a grande responsável pelos problemas de escassez de componentes, principalmente em relação a grande quantidade de vendas e ao aumento da memória interna nos modelos mais atuais.