A AMD está investindo pesado para voltar a concorrer com a Intel. Levando em consideração o fato, a empresa revelou os novos chips Epyc para conseguir ingressar em um local já dominado pelos concorrentes, ou seja, os servidores.

AMD Epyc
AMD Epyc
Através da linha Epyc, a AMD quer dominar o mercado do Xeon da Intel, que é muito usado em empresas. Deste modo, a linha é bastante abrangente, com opções como o EPYC 7251, com 8 núcleos e 16 threads com frequência que pode variar entre 2,1 e 2,9 GHz até chegar ao grandioso EPYC 7601, com 32 núcleos, 64 threads e clock de 2,2 GHz a 3,2 GHz.

Os novos processadores contam com oito canais de memória DDR4 por CPU com até dois TB de memória RAM, incluindo os chips com um soquete como também os de dois soquetes. Já o TDP dos chips pode ter variação entre 120 W e 180 W.

A AMD, durante a apresentação dos novos produtos, disse que seus benchmarks revelam que em todas as faixas de preço os chips Pec. podem superar os produtos da Intel em relação ao desempenho com dois soquetes.

Levando em consideração a comparação entre os modelos mais potentes, na faixa de US$ 4.000, o EPYC 7601 conseguiu alcançar resultados 47% melhores do que o rival E5-2699A v4 da Intel.

A maior diferença foi percebida na faixa de US$ 800, em que teve vantagem de 70% para os processadores AMD.

De acordo com o site ZDNet, a comparação foi realizada com os processadores Xeon da geração Broadwell, que já está ultrapassada. Agora, a expectativa é que a Intel lance a geração Skylake neste ano, sendo assim, a situação poderá ser alterada.