A Huawei em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) criou o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC) cujo objetivo principal deste centro é desenvolver soluções inovadoras e realizar a capacitação de profissionais.

A iniciativa permite que os engenheiros e os profissionais da Huawei e do Inatel possam desenvolver em conjunto soluções para as operadoras no Brasil. A ideia vem para solucionar a demanda crescente na área de serviços e maximizar a colaboração da Huawei com a indústria local. 

Huawei
Huawei
A Huawei é líder global no fornecimento de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC). Possuem um portfólio competitivo de soluções de TIC de ponta a ponta para dispositivos empresariais e de telecomunicações e redes de computadores na nuvem.

Tem seus serviços, produtos e soluções de TIC implementados em mais de 170 países e regiões, sendo usados por mais de um terço da população mundial. Sua equipe é formada por 170.000 empregados. 

O diretor de serviços da Huawei do Brasil, Breno Santos, comenta "O novo centro conta com a mais alta tecnologia e padrões globais da Huawei, como laboratórios de última geração, equipado com ferramentas voltadas às principais demandas da transformação digital, tal como o crescente mercado da internet móvel e das OTT’s".

Luiz Gustavo Queiroz, VP de Serviços da Huawei do Brasil, diz que "A Huawei está comprometida em fornecer as melhores soluções aos clientes no Brasil de forma mais ágil e eficiente, o que se torna possível através da colaboração com parceiros, como o Inatel. Por isso, acreditamos que o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação é mais um grande passo para o setor brasileiro de TIC".

Ou seja, a parceria originou o CIDC, um espaço para compartilhar conhecimento e aprender sobre tecnologia com foco em treinamento e qualificação de profissionais para o atendimento dos serviços.

"Esta parceria reforça o compromisso do Inatel com o desenvolvimento tecnológico do nosso país e com a formação de excelência de nossos alunos, que saem de nossa instituição preparados para atender as demandas de mercado" comentou Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel.

Criado em 1965, o Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias localizado em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida como Vale da Eletrônica, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. A primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil.

Em janeiro deste ano, o Inatel passou a ministrar cursos preparatórios para certificação Huawei em Redes de Dados, HCDA, LTE e HCNA para profissionais que trabalham com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).