O que é o game mode do Windows?

Recurso do Windows 10 que aumenta o desempenho do computador nos games.

Por | @oficinadanet Windows

Recentemente a Microsoft lançou uma nova atualzação, chamada Creators Update, que traz consigo o Game Mode, ou Modo Jogo em português. Essa nova ferramenta busca otimizar o desempenho do PC durante a jogatina.

O modo jogo realoca a prioridade de execução de aplicativos em segundo plano, permitindo que a memória, CPU e GPU, sejam aplicados ao máximo para a execução do game, ou seja, quando o jogo está em execução, todas as propriedades do computador são voltadas para a melhoria do desempenho dele, deixando as outras execuções em segundo plano com o mínimo de recursos possíveis para continuarem sua execução.

Ativando Game Mode.Ativando Game Mode.

Porém nos testes realizados pelo site PC Word, demonstraram que o game mode, ainda não é capaz de apresentar uma melhoria muito razoavel em um computador com uma alta configuração. Sendo mais efetivo em computadores com configurações medianas.

Então vamos aos testes. Os jogos testados foram: “Bioshock Infinite”, “Rise of the Tomb Raider” e “Gears of War 4”, em um Surface Book, com 16GB de RAM, processador core  i7, 1 TB de armazenamento SSD, porém com uma placa dedicada de 2GB, GTX 965M que é considerada bem inferior ao nível dos games atuais. Foram simuladas 4 situações. Sem tarefas em segundo plano, sem game mode ligado; Sem tarefas em segundo plano e com game mode ligado; Com tarefas em segundo plano, sem game mode ligado; Com tarefas em segundo plano e com game mode ativo.

No primeiro teste, sem tarefas em segundo plano, notamos que a variação na taxa de frames é quase nula, demonstrando que o game mode nesse fator não é capaz de nos dar uma taxa maior de FPS. Porém a taxa mínima de frames, demonstra um aumento, o que indica que o jogo fica meramente mais estável com o game mode ligado.

Resultados dos testes sem tarefas em segundo plano.Resultados dos testes sem tarefas em segundo plano.

As tarefas utilizadas em segundo plano para o segundo teste foram, navegador com YouTube aberto, o antivirus AVG e o Spotify aberto. Neste teste, a diferença que o game mode nos dá foi visível, principalmente na taxa mínima de frames. O que mostra que quando temos tarefas em segundo plano o game mode é capaz de deixar nosso jogo muito mais estável e com uma razoável taxa de frames maior.

Resultado com tarefas no segundo plano.Resultado com tarefas no segundo plano.

Porém, ainda assim é melhor jogar sem nenhuma tarefa em segundo plano, irrelevante se o game mode estiver ativo ou não, pois só é possível extrair o melhor desempenho de um computador razoável, quando ele não necessita usar sua performance em mais de uma tarefa.

E para aqueles que estão ansiosos para testar o game mode, a atualização irá ser aplicada gradativamente nos sistemas operacionais, para utilizá-la basta abrir o jogo e usar o atalho “Win + G”, nesta caixa você terá a opção de tirar prints screens, gravar e acessar o app da Xbox. E para ativar o Game Mode, vá em configurações e “Ativar Modo Jogo”.

Mais sobre: windows10 gamemode games
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo