Um grupo da equipe do Google Street View vem testando o mapeamento da poluição urbana em Oakland, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores utilizaram dois veículos com aparelhos de monitoramento para encontrar as áreas mais poluídas, rodaram pelas ruas de Oakland durante um ano e registraram mais de 3 milhões de medições em dados em 24 mil quilômetros percorridos. Ambos os carros estavam equipados com plataformas ambientais inteligentes e ferramentas geoespaciais para medir a qualidade do ar.

A cientista Melissa Lunden, da startup Aclima, cita "O que fazemos foi basicamente miniaturizar um laboratório de análise de qualidade do ar em um carro, que é capaz de fornecer medição muito boa e atualizada rapidamente".

Mapa

O mapa traz marcações em vermelho, laranja e amarelo, o que permite visualizar as regiões com menor e maior concentração de poluição. Além disso, os dados podem ser exibidos por dia, época do ano ou por semana.

Google Street View: mapa da poluição do ar
Google Street View: mapa da poluição do ar

Steven Hamburg, chefe do grupo de pesquisas do Environmental Defense Fund, que vem realizando o projeto em parceria com a Universidade do Texas, da Startup Aclima e do programa Google Earth Outreach, comentou ""Este novo método nos permite visualizar os dados para que as comunidades e legisladores possam identificar as fontes de poluição nocivas e tomar medidas para melhorar a segurança e a saúde".

A probabilidade é que o mapeamento seja ampliado para outras cidades em breve. Confira a análise publicada no periódico Environmental Science & Technology.