Já faz algum tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um portal de diversão e se tornaram ponto de referência para vários setores, incluindo o empregatício. A novidade da vez está relacionada a todas as pessoas que pretendem tirar o seu visto, principalmente para viajar aos Estados Unidos.
O método de checagem foi aprovado no último dia 23 pelo Escritório de Gestão e Orçamento. A medida, claro, foi amplamente criticada por vários profissionais e ainda acadêmicos ligados ao setor educacional.
Mesmo tendo entrado em vigor somente agora, a medida já vinha sendo discutida dede 2015, ainda quando a presidência pertencia a Barack Obama. No final do ano passado, após as eleições, o Departamento de Segurança interna dos Estados Unidos acabou aprovando a proposta. Assim sendo, os processos de emissão de vistos estão ainda mais criteriosos.
Além de informações sobre as redes sociais, as autoridades consulares ainda irão solicitar todos os números de passaportes anteriores, endereços de e-mail e números de telefone. Os solicitantes também poderão ser obrigados a responder questões sobre locais de trabalho, endereços e também viagens feitas nos últimos 15 anos.
"Essas informações são necessárias para confirmar a identidade ou conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa", explica uma autoridade do Departamento de Estado, conforme reportado pela agência Reuters.
Siga o Oficina da Net no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre tecnologia, smartphones, ciência, entretenimento digital e plataforma de streamings.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.