Acaba de ser lançada no mundo todo uma nova operadora móvel, mas ao contrário do que se imagina, ela não é direcionada para o celular. A Things Mobile, que também está disponível no Brasil, foi desenvolvida para a Internet das Coisas, para os objetos que vão além do celular, tablet ou mesmo computador.

A intenção da Things Mobile é proporcionar conectividade para dispositivos dos mais variados tipos, incluindo áreas que não existe Wi-Fi. Deste modo, a empresa oferece uma taxa fixa por megabyte consumido, que irá depender da região. Nos países situados na Zona 1, por exemplo, os valores são mais baixos, ficando em torno dos US$ 0,15 por MB. O Brasil está na Zona 2, em que é cobrado US$ 0,35 por MB.

Operadora

O serviço possui funcionamento semelhante a de operadora virtual móvel, a famosa MVNO, que significa que a Things Mobile forma parceiras para poder usar a infraestrutura de outras operadoras do mundo todo. No Brasil ela irá usar as rede 2G e 3G da Vivo. Vale notar que a empresa anuncia parcerias com 250 outras operadoras em 165 países.

O fundador da companhia é o italiano Manuel Zanella, que também é conhecido por lançar outras operadoras como a Zeromibile a MVNO ChatSim, que oferece WhatsApp e Facebook Messenger ilimitados.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas consiste na ideia de que boa parte dos objetos do nosso cotidiano possam ser aperfeiçoados se tiverem conectividade.

A ideia é que várias coisas estejam conectadas, e assim, colaborando com as pessoas. Uma geladeira, por exemplo, poderia informar quando um determinado alimento chegou ao fim, ou mesmo, quando uma lixeira está cheia, fazendo com que o caminhão de coleta se desloque até o local.