Através da iniciativa Live Creators Program da Microsoft o Xbox One ganha suporte total aos teclados. O intuito deste projeto é permitir que os desenvolvedores consigam implementar recursos da Xbox Live e do Windows nos games de uma maneira mais fácil.

Durante o evento Build 2017, da Microsoft, Andrew Parsons, que faz parte do desenvolvimento do Windows na empresa, confirmou a informação durante sua apresentação pois havia muitos desenvolvedores esperançosos sobre o novo recurso.

O engenheiro da Microsoft, James Yarrow, comentou também sobre a ideia do console ganhar suporte total aos mouses, recurso que segundo ele "dificilmente funcionaria".

Yarrow prometeu ainda que a companhia mostrará a lista completa de periféricos suportados, esclarecendo que no caso dos mouses alguns modelos poderão ser usados desde o começo, mas deixa claro que a grande maioria não deve ser suportada de início.

Isso significa exatamente o que? Significa que os games vão chegar já suportando teclados e mouses desde o lançamento. Mas isso não quer dizer que você poderá assim que o update estiver pronto, usar o teclado e mouse para jogar qualquer jogo em seu console, pelo menos não por enquanto.

Xbox Live Creators Program vem como segunda opção para os desenvolvedores publicarem jogos na plataforma Xbox. A Xbox Live Creators dará suporte as seguintes desenvolvedoras: Sing-in, Games Hub, GameDVR (Broadcast), Connected Storage, Player Stats e Leaderboards. A Presence terá "Rich Presence" (somente presença básica) e Social Graph terá suporte limitado " Limited (friends with your title installed)".

O ideal seria que fornecessem suporte a mouse e teclado para as grandes desenvolvedoras também, como a Multiplayer e a Achievements.