O navegador web tem como principais concorrentes o Firefox e o Chrome. A nova versão apresenta visual bem diferente incorporando apps de mensagens na barra lateral esquerda, como o WhatsApp e Messenger.

Os ícones ganharam maior destaque e tudo nessa barra lateral possui integração com as outras funcionalidades.

O browser costuma trazer ideias bem bacanas atraindo atenção de alguns utilizadores, o que faz com que não demore muito para seus rivais tentarem copiar as mudanças.

A sidebar apresenta após ser redesenhada uma animação mais discreta e os separadores mostram um design simples, porém muito bonito.

Opera passou a ter uma barra lateral com todos atalhos rápidos para funções típicas do navegador, como histórico, downloads e favoritos. Além disso, os atalhos permanentes dos apps também se encontram nessa barra lateral.

A nova formulação pode ser utilizada em computadores com Windows, Linux e macOS.  Para o bate-papo através do app do WhatsApp bastar clicar no ícone e fazer login para seguir com suas conversas.

Em caso, de você utilizar dois ou mais apps de mensagens, existem dois comandos para alternar entre eles:

  • Ctrl + Shift + M (Windows e Linux)
  • Command + Shift + M (macOS)

Internamente o Opera tem sido chamado de Reborn, cujo significado em inglês é renascimento, o que vem chamando mais atenção é o seu novo visual com a barra fixa na lateral esquerda da janela, contendo novos ícones e animações suaves.  A interface também recebeu a opção de alterar a sua cor para cores em tons mais escuros.

O motor de renderização Chromium que é utilizado pelo Chorme, agora faz parte também do Opera. Seu bloqueador de anúncios nativo do navegador recebeu melhorias além de maior segurança e desempenho na execução de vídeos.