A Apple possui valor em caixa para comprar praticamente qualquer coisa, o que a deixa à vontade para fazer várias negociações. A companhia conta com 90% de suas reservas depositadas no exterior, agora através de novas regras fiscais nos Estados Unidos, a empresa poderá repatriar o montante sem que perca muito dinheiro. Com isso, muitas especulações sobre quais empresas a Apple poderia estar mirando acabam surgindo.

O analista do Citigroup, Jim Suva, diz que empresas como Tesla, Netflix e até mesmo a Walt Disney estaria na lista da Apple. Vale notar que atualmente, as empresas dos Estados Unidos que queiram repatriar o seu dinheiro precisam pagar 35% do valor, no entanto, o presidente Donald Trump pretende reduzir a taxa para 10%.

"A partir do momento em que uma das maiores prioridades da nova administração é permitir que companhias dos Estados Unidos repatriem dinheiro do exterior a uma taxa mais baixa, a Apple pode sentir mais necessidade de dispor deste montante", diz o analista.

A Agência Reuters destaca que, outras possíveis aquisições da Apple estariam nos jogos eletrônicos. Em especial a Blizzard (responsável por games como Diablo, Overwatch e World of Warcraft), a Electronic Arts (FIFA, Need for Speed, The Sims, Battlefield e Mass Effect, entre outros) e a Take-Two (dona da Rockstar e de marcas como Mafia, BioShock e Grand Theft Auto).

Conforme os analistas, a avaliação é baseada em cinco critérios: encaixe estratégico, escala global, tamanho da transação, recursos não-estratégicos e possível impacto no preço das ações da Apple.