Nesta terça-feira (18), o Google revelou a nova versão do Google Earth. Na antiga versão, os usuários podiam utilizar tecnologias do Google Street para percorrer as terras de outros locais e ainda acessar representações em 3D de várias cidades. Agora, os tais recursos foram acrescentados com histórias.

Com isso, o atual Google Earth tem como objetivo "abrir diferentes lentes para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, abrir a sua mente com novas histórias, dando-lhe uma nova perspectiva sobre os locais e experiências que você valoriza."

Para quem gosta de explorar novos locais sem ter que sair de casa, uma das ferramentas mais interessantes é a chamada Voyager. O recurso, que foi realizado em parceria com alguns dos "maiores contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos do mundo", tem como ideal servir como guia interativo para os passeios através do Earth.

"Comece com o "Natural Treasures", da BBC, e viaje por seis habitats - de ilhas a montanhas e selvas - e aprenda sobre a vida selvagem em cada um deles. Em seguida, dirija-se ao Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, e fale com Jane Goodall sobre os seus esforços em pesquisas e conservação de seus chimpanzés. E faça uma parada no México com Lola e aprenda sobre as culturas maias modernas. Com mais de 50 histórias imersivas no Voyager, e mais adicionadas semanalmente, há muitas aventuras para escolher."

Na recente versão ainda há o recurso "Estou com sorte", bastante famoso no mecanismo de buscas da companhia. Ao clicar nele, o usuário é transportado para um lugar inesperado. Assim, é possível descobrir novos locais. Através do recurso os usuários podem chegar a 20 mil locais diferentes.

Para acompanhar as imagens de todos os ângulos há o botão 3D, semelhante ao encontrado no Google Street View.

O novo Google Earth na versão web já pode ser visto através do Chrome. Já a versão Android ficará disponível nos próximos dias. Já os usuários iOS e também outros navegadores terão que aguardar um pouco mais.