Como bem sabemos, a internet é um terreno bastante fértil no que diz respeito a disseminação de notícias falsas. Infelizmente, algumas delas tomam proporções enormes e causam graves prejuízos aos envolvidos. O Google, no entanto, bem como outras empresas do setor, se mostram preocupadas com isso e já desenvolveram vários mecanismos para controlar a exploração desse tipo de texto.

De acordo com um estudo, 80% dos jovens não sabe diferenciar fontes de notícias verdadeiras e falsas. A boa notícia é que o Google acaba de anunciar que irá oferecer checagem de informações falsas na busca e também no Notícias.

No total, são 115 fundações que colaboram com o Google na checagem das informações. No Brasil, por exemplo, são três agências: Aos fatos, Agência Lupa e Agência Pública.

"Mesmo que conclusões diferentes possam ser apresentadas, acreditamos que ainda é útil para as pessoas entenderem o grau de consenso sobre uma afirmação. Ao tornarmos a checagem de fatos mais visível nos resultados da busca, acreditamos que as pessoas terão mais facilidade ao consultar e acessar esses fatos".

Quem realizar uma busca no Google sobre qualquer tema que possa ter relação com uma notícia falsa, terá como resultado principal um card confirmando ou negando a informações. A intenção é trazer tais informações em destaque e de modo bastante didático, para que as notícias que não forem verdadeiras percam a sua força, já que os internautas poderão distinguir com maior clareza o que é verídico ou puro sensacionalismo.