De acordo com um estudo encomendado pela Internet.org, o Brasil é um dos dez países mais desconectados do mundo. O levantamento mostra que no país 35% da população (70 milhões) está desconectada.

A Índia aparece no topo da lista, sendo a nação mais desconectada do mundo, com 800 milhões de pessoas sem acesso à rede. Em seguida, a China, com 660 milhões de pessoas sem acesso, e a Indonésia na terceira posição, chegando a 207 milhões.

 

A pesquisa levou em consideração dados fornecidos pela União Internacional de Telecomunicações e com isso, investigou o funcionamento do acesso, apoio dos governantes, representatividade e ainda qualidade da conexão em 75 países. Mais da metade da população ainda não possui acesso à rede, chegando a 4 bilhões.

Levando em consideração todos os aspectos, o Brasil está na 18ª posição, com pontuação 78 de 100. Na categoria "Disponibilidade" o país aparece com a menor pontuação.

No outro ponto, a primeira colocação está dividida entre Cingapura e Suécia. Ambas aparecem com 90.3 pontos, seguidas pelos Estados Unidos, com 88 pontos, e o Japão, na sequência, com 87,9. A lista completa pode ser conferida abaixo: