Nesta quarta-feira (01), o Facebook anunciou algumas melhorias na prevenção de suicídios. Uma das iniciativas tem como foco diminuir a incidência de transmissões ao vivo de pessoas tirando a sua própria vida.

As ferramentas de prevenção da companhia serão incorporadas ao Facebook Live. Deste modo, caso algum usuário perceber o comportamento estranho de algum amigo que estiver fazendo a transmissão, ele poderá intervir diretamente e avisar a rede social. "Também vamos disponibilizar recursos para que a pessoa reportando o vídeo consiga auxiliar o amigo", disse a empresa.

A pessoa que estiver fazendo a transmissão verá vários recursos na sua tela. "Eles podem entrar em contato com um amigo, falar com um serviço de ajuda ou consultar dicas."

O Facebook irá ainda usar a inteligência artificial. A companhia alimentou os seus robôs com conteúdos vistos em postagens reportadas contendo potencial de suicídio, deste modo, eles conseguem identificar as ameaças de forma mais rápida.

"Essa iniciativa com inteligência artificial tornará a opção de reportar um post sobre ‘suicídio ou autoflagelação’ mais proeminente para posts potencialmente preocupantes".

Incialmente, as atualizações do Facebook começarão nos Estados Unidos. A tendência é que os demais países recebam a novidade.