Uma equipe internacional descobriu 60 novos planetas que orbitam estrelas próximas ao Sistema Solar. O grupo se destaca por contar com a presença de uma super-Terra (planeta maior que o nosso). Chamado de Gliese 411b, o planeta é quente e possui superfície rochosa.

Além dos planetas em órbita de estrelas, ainda foram encontradas evidências de outros 54 possíveis planetas, totalizando assim, 114. Os resultados são provenientes de observações feitas durante 20 anos, ou seja, desde 1996, através do telescópio Keck-I, que está localizado no Havaí.


Planeta encontrado é maior que a Terra, porém menor que Netuno.

Conforme os pesquisadores, a descoberta demonstra que grande parte das estrelas mais próximas do Sol conta com planetas em órbita. A equipe teve mais de 61 mil observações de 1,6 mil estrelas. O sol de Gliese 411b é a quarta estrela mais próxima do nosso Sol.

"É fascinante pensar que, quando olhamos para estrelas mais próximas, todas parecem ter planetas em sua órbita. Isso é algo de que os astrônomos não estavam convencidos. Esses novos planesantes para futuros esforços de imagem dos planetas diretamente", disse Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, único baseado na Europa, responsável pela análise dos dados.