Astrônomos descobrem planeta anão feito de gelo

Nomeado provisoriamente de 2015RR245, o pequeno planeta foi encontrado através do telescópio Canadá-França-Havaí, que está incluso no projeto de pesquisa Outer Solar System Origins Survey (Ossos).

Astrônomos descobrem planeta anão feito de gelo

De acordo com pesquisadores, um novo planeta anão foi encontrado. O planeta, que é de gelo, possui apenas 700 quilômetros de diâmetro e conta com uma das órbitas mais longas para um planeta, assim, acredita-se que leve 700 anos para viajar em torno do Sol.

A linha amarela representa a órbita do planeta anão.

"Os mundos gelados além de Netuno podem mostrar como os planetas gigantes se formaram e depois se moveram para longe do Sol. Eles permitem construir a história do nosso Sistema Solar", disse Michele Bannister, da Universidade de Vitória, no Canadá.

"Mas quase todos esses mundos gelados são pequenos e pouco nítidos; é realmente empolgante encontrar um grande e brilhante o suficiente para que possamos estudá-lo em detalhe."

No Cinturão de Kuiper, acredita-se que possa haver cerca de 200 planetas. No entanto, apenas cinco objetos (Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris) foram observados o suficiente para receberem a classificação de planetas anões.

O RR245 está a caminho de sua maior aproximação, a 5 milhões de quilômetros. O ponto deverá ser atingido em 2096. O planeta anão vem mantendo a sua órbita por cerca de 100 milhões de anos.

Os astrônomos acreditam que planetas anões como este eram abundantes no Sistema Solar, porém, a maioria teria sido destruído ou mesmo ejetado quando planetas maiores encontraram as suas direções.

"Eles são a coisa mais próxima que temos de uma máquina do tempo que nos transporta direto para o nascimento do Sistema Solar", disse o astrofísico Pedro Lacerda da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte. "É possível fazer uma analogia com fósseis que nos trazem informações sobre criaturas do passado."

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

NASA encontra 1º planeta fora da Via Láctea; cientistas investigam

NASA encontra 1º planeta fora da Via Láctea; cientistas investigam

Se confirmado, o planeta conhecido como M51-ULS-1b pode ter sido o primeiro a ser descoberto fora da nossa galáxia. Entenda!

NASA vai lançar espaçonave para se chocar com asteroide que pode oferecer riscos à Terra

A missão DART terá como objetivo desviar a rota de um asteroide que tem chance de colidir com a Terra no futuro, mas também testar a tecnologia humana que pode proteger o planeta de riscos ainda maiores.