Embora que viesse recebendo constantes melhorias, as transmissões ao vivo do YouTube ainda não haviam atingido tamanha popularidade quanto outras plataformas de transmissão ao vivo, principalmente pelos produtores de conteúdo não terem tantas opções para conseguirem uma renda extra além do Ad-sense do Google.

Com a chegada do novo Super Chat, usuários podem apoiar seus streamers favoritos oferecendo doações em troca de um comentário em destaque por um tempo limitado na sessão de comentários, aumentando as chances do YouTuber vê-lo.

Como posso ajudar um streamer?

Para fazer uma doação é muito simples, basta clicar no botão do "Super Chat" e realizar um pagamento rápido pelo Google Pagamentos. Caso você ainda não tenha utilizado o sistema de pagamentos do Google, ele é muito seguro e fácil de utilizar.

Basta realizar um rápido cadastro do seu cartão de crédito na conta do YouTube que você estiver utilizando para assistir a transmissão. Uma janela pedindo os seus dados irá aparecer assim que tentar fazer a doação e, depois de concluído este processo, sempre que tentar utilizar o Google Pagamentos, tudo o que você precisará fazer é confirmar a sua conta e o código de segurança do seu cartão.

Para os criadores de conteúdo

Para adicionar o superchat ao seu canal, basta que ele esteja habilitado para transmissões ao vivo, gerando receita e com um número de inscritos acima de 1000, mas claro, também é necessário que você tenha mais de 18 anos ou que sua conta esteja vinculada a identificação de algum adulto maior de idade.

Para verificar se você está habilitado a participar, assim como ativar o recurso, basta acessar o seu estúdio de criação e ir até a aba "Canal". Todas as informações necessárias para você confirmar a sua participação e adesão à novidade estão aqui.

Os valores que podem ser doados variam de R$1 a até R$500 e, quanto maior for o valor da doação, maior é o tempo pelo qual o comentário do doador ficará exposto. Outro aspecto que varia de acordo com o valor escolhido é o máximo de caracteres permitidos no comentário, que pode variar de 0 a até 350 caracteres.

De cada valor doado nas transmissões, 70% fica com o criador de conteúdo e os outros 30% são destinados ao YouTube, uma taxa relativamente boa se comparada a da Twitch, que costuma ficar com 50% do valor das inscrições nos canais da plataforma.

Assim como nos comentários "genéricos" do YouTube, é possível moderar os comentários do super chat, evitando que conteúdos maliciosos ou spams sejam propagados no canal do criador de conteúdo, garantindo uma segurança maior para o dono do canal e seus viewers.

E você, o que achou da nova adição do YouTube? Conte para o Oficina aí no campo de comentários.
Ah, da uma passada lá no nosso canal e inscreva-se ;)