O Ministério do Planejamento, através da Secretaria de gestão, disponibiliza uma consulta pública no que diz respeito a contratação de empresas especializadas na disponibilização de soluções tecnológicas que automatize os serviços públicos. A contratação ainda fornece suporte técnico e treinamento que são capazes de atender regiões e entidades de Administração Pública Federal com a necessidade de automação de serviços.

A contratação integra a Implantação da Plataforma de Cidadania Digital, instituída pelo Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016. A Plataforma estabelece meios para uma ação integrada do Estado quanto à disponibilização de informações, bem como solicitações eletrônicas, acompanhamento de serviços públicos e oferta direta de serviços públicos digitais.

"Somos 102 milhões de brasileiros que usam frequentemente a Internet. O governo precisa inovar e oferecer ao cidadão ou empresário a mesma praticidade e agilidade que ele experimenta nos serviços digitais disponíveis hoje em dia nos bancos, plataformas e aplicativos de troca de mensagens", disse o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin.

O secretário comentou ainda que os serviços digitais reduzem em até 97% o custo para o governo e ainda eliminam deslocamentos desnecessários, bem como a espera em filas, impressão de certidões e autenticação de documentos.

Através da consulta pública será possível avaliar o Termo de Referência e encaminhar sugestões sobre o conteúdo. As contribuições poderão ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 20 de fevereiro. Os interessados poderão também participar da reunião presencial que irá acontecer no próximo dia 20, na Sala de Reunião nº 343, 3º Andar, do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, com início para às 14h30.

 O Termo de Referência, o formulário para envio de contribuições e outras informações sobre o processo podem ser encontrados no endereço: http://www.planejamento.gov.br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/consultas-publicas